Festival sobre transcendência traz filmes inéditos ao Brasil

O III Festival Internacional Cinema e Transcendência, que acontece de 20 a 29 de novembro, nas áreas interna e externa do Museu dos Correios, situado no Setor Comercial Sul, em Brasília, exibirá 14 longas-metragens, vários deles inéditos no Brasil, além de três curtas. A curadoria é do cineasta e músico André Luiz Oliveira, que, este ano, optou por exibir dois tipos de filmes. De um lado, produções que, pela extensão do seu conteúdo, possibilitam novas leituras da realidade e assim prescindem de uma experimentação da linguagem cinematográfica. E de outro, o “filme busca”, em que o autor é o buscador, tanto de novas abordagens estéticas como de novos caminhos que o levem ao autodesenvolvimento.

O festival contará com vários filmes premiados internacionalmente, muitos deles nunca exibidos no Brasil. São títulos como A Duna de Jodorowsky, filme do norte-americano Frank Pavich, que conta a história de uma obra-prima nunca filmada, mas que permaneceu no imaginário cinematográfico como promessa de um dos maiores épicos da história do cinema: a adaptação de Duna, obra literária de Frank Hebert, pelo grande cineasta chileno Alejandro Jodorowsky. Ou Morrendo de Curiosidade, documentário assinado por Gay Dillingham, com um retrato íntimo de dois grandes personagens do século XX, os professores de psicologia de Harvard, Timothy Leary e Richard Alpert, que experimentaram ampliar os limites da consciência através do uso de drogas. O primeiro veio a se tornar o guru do LSD e é ícone da contracultura norte-americana, e o segundo se transformou em Ram Dass, líder espiritual de toda uma geração.

Entre os destaques figuram também Luz Feroz, Quando o Espírito Encontra a Ação, uma produção canadense assinada por Velcrow Ripper, que mostra o grande movimento do Ativismo Espiritual mundo afora – o filme contém entrevistas com a atriz Daryl Hannah, o bispo Desmond Tutu e a escritora Alice Walker, dentre outras personalidades. E Humanos, do cineasta Alan Stivelman, que registra a vida de Placido, uma espécie de “padre” andino, com quem realiza algumas das viagens mais introspectivas até hoje captadas pelo cinema.

O festival circulará por três regiões administrativas do Distrito Federal. Além do Plano Piloto, os filmes poderão ser vistos por espectadores de Planaltina, Ceilândia e Sobradinho (com exibições na primeira semana de dezembro), onde o evento ocorrerá num formato menor, sem as atividades que acompanham as projeções. Também serão realizadas sessões de diurnas, exclusivas para alunos de escolas públicas do DF.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.festivalcinemaetranscendencia.com.

 

III Festival Internacional Cinema e Transcendência
Data: 20 a 29 de novembro
Local: Auditório e área externa do Museu Correios, situado no Setor Comercial Sul
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.