Festival MOBIFILM exibe mais de 80 produções nacionais sobre mobilidade urbana

O Brasil é um dos campeões mundiais de acidente de trânsito – 50 mil pessoas morrem todos os anos e 500 mil ficam feridas nas ruas e estradas do país, de acordo com a OMS. Para refletir sobre esses números e a grave crise de mobilidade que vivemos, o MOBIFILM – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária acontece entre os dias 12 e 14 de agosto, no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na capital paulista.

Idealizado e coordenado por Eduardo Abramovay e produzido por Leonardo Kehdi, o evento foi inspirado no Global Road Safety Film Festival, que já passou por cidades como Marrakech, Paris e Genebra. Totalmente gratuita, a programação traz mostra de filmes, um seminário internacional com especialistas em mobilidade urbana e violência viária e uma exposição com curadoria de Baixo Ribeiro, do Instituto Choque Cultural.

O MOBIFILM selecionou, para sua primeira edição, 88 produções nacionais, entre cerca de 300 inscritas em 12 diferentes categorias – como curtas e longas-metragens, filmes universitários, animações e webseries. As sessões serão realizadas no sábado (13), das 14h às 22h, e no domingo (14), das 14h às 17h30, nas salas Paulo Emílio e Lima Barreto do CCSP. A mostra é competitiva e premiará os vencedores com troféus e bicicletas, em cerimônia que acontece após a última sessão de domingo, na sala Adoniran Barbosa.

Entre os longas participantes, está “Marginal” (2016), de Alex Miranda e Pedro Caldas, que estreia no festival. Acompanhando o ritmo alucinante das marginais Tietê e Pinheiros, em São Paulo, o filme apresenta diversas formas de vida que transitam pela região: vendedores ambulantes, trabalhadores de centros empresariais, famílias que vivem ali e até capivaras e pássaros que fizeram do local o seu habitat.

Outros documentários de longa-metragem se destacam na programação. “Bike vs Carros” (2015), do diretor sueco Fredrik Gertten, aborda transformações urbanas ocorridas em São Paulo entre 2012 e 2014, após a eleição do prefeito Fernando Haddad (PT), e a guerra por espaço nas ruas de outras metrópoles, como Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá) e Copenhague (Dinamarca). Eleito pelo público o Melhor Documentário Brasileiro da 27° Mostra de Cinema de São Paulo, “Motoboys – Vida Loca” (2003), de Caito Ortiz, mostra o dia-a-dia de cinco motoboys na capital paulistana, entre eles, uma garota, revelando o comportamento, os medos e sonhos destes profissionais. Já “Luto em Luta” (2012), dirigido por Pedro Serrano – um dos fundadores do movimento Viva Vitão, criado após o atropelamento que matou o jovem paulistano Vítor Gurman –, revela a tragédia diária do trânsito brasileiro.

Na seleção, estão premiados curtas-metragens, como “Em Trânsito” (2013), de Marcelo Pedroso, um pequeno musical sobre o drama dos projetos desenvolvimentistas automobilísticos no Brasil, que foi destaque no VI Janela Internacional de Cinema do Recife, e “E” (2014), de Helena Ungaretti, Miguel Antunes Ramos e Alexandre Wahrhaftig, que alerta para as transformações urbanas em decorrência da construção de estacionamentos “paisagísticos” e recebeu prêmio na Mostra de Cinema de Tiradentes e menção honrosa no festival É Tudo Verdade.

Também merecem atenção “Plano Aberto” (2016), de Elder Barbosa, que observa como jovens militantes vivem e constroem novas formas de resistência contra o encarecimento dos transportes públicos e a exclusão social nas periferias do Rio de Janeiro, e “Jegues” (2015), de Chris Agnese e Gil Chagas, que mostra como o animal de carga que vem sendo substituído por motocicletas no Nordeste do Brasil e, abandonado pelas ruas, se tornou uma das principais causas de acidentes na região.

A programação do MOBIFILM pode ser conferida no site www.mobifilm.com.br.

 

MOBIFILM – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária
Data: 
12 a 14 de agosto
Local: Centro Cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso (Metrô Vergueiro), São Paulo – (11) 3064-9011
Entrada gratuita

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.