Mostra reúne filmes brasileiros de terror

Entre os dias 10 e 14 de agosto, o MIS Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG), vai exibir os filmes da II Mostra Medo e Delírio no Cinema Brasileiro Contemporâneo. Serão 16 títulos (7 longas-metragens e 9 curtas) de horror ou suspense, com variadas formas de exploração do gênero em produções do país nos últimos anos.

Foram escolhidos alguns filmes que, mesmo incensados em festivais no mundo todo, permanecem inéditos em Belo Horizonte. São os casos dos paulistas O Diabo Mora Aqui, de Dante Veschio e Rodrigo Gasparini (melhor filme estrangeiro no FILMQUEST, nos EUA), e Condado Macabro, de Marcos de Brito e André de Campos Mello (melhor filme brasileiro no Fantaspoa 2015, em Porto Alegre); e do carioca A Casa de Cecília, de Clarissa Apelt. Muito distintos entre si, os três refletem a linguagem e os clichês do gênero a partir da invenção e da criatividade.

Outro grande atrativo da mostra é o capixaba As Fábulas Negras, longa em episódios que conta com um segmento dirigido pelo mestre José Mojica Marins. Acompanham-no na empreitada, dirigindo as demais histórias do filme, Rodrigo Aragão (importante nome do gênero que traz outros dois trabalhos à mostra: Mangue Negro e Revelações de um Cineasta Canibal), Joel Caetano e Petter Baiestorf.

Do Paraná, Paulo Biscaia Filho exibe Morgue Story – Sangue, Baiacu & Quadrinhos, misto de sanguinolência e sátira pop metalinguística. A produção mineira marca presença com dois curtas-metragens de Ivo Costa: Sexta-feira da Paixão e O Presente de Camila, ambos realizados de forma independente por equipes formadas em Belo Horizonte. Do Rio Grande do Sul, vêm o filme de zumbis Porto dos Mortos, de Davi de Oliveira Pinheiro, e o curta Ne Pas Projeter, de Cristian Verardi, nunca exibido na capital mineira. Do Maranhão, Lucas Sá chega com Nua por Dentro do Couro. A dupla paulista Juliana Rojas e Marco Dutra, referência no terror urbano brasileiro, exibe três curtas-metragens: Um Ramo (exibido no Festival de Cannes), As Sombras e O Duplo (este com direção solo de Rojas e também apresentado em Cannes). Outro curta de São Paulo, Estátua! tem direção de Gabriela Amaral Almeida.

 

II Mostra Medo e Delírio no Cinema Brasileiro Contemporâneo
Data: 
10 e 14 de agosto
Local: MIS Cine Santa Tereza – Rua Estrela do Sul, 89 (em frente à Praça Duque de Caxias), Santa Tereza, Belo Horizonte/MG.
Entrada franca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.