Sérgio Borges lança “O Céu sobre os Ombros” em cineclubes

De 15 de novembro a 31 de dezembro, cineclubes em todo o Brasil participam do lançamento do premiado longa O céu sobre os ombros (2011), do cineasta mineiro Sérgio Borges.

Através de parceria entre o Cine + Cultura (MinC), a TEIA, o CNC (Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros), e a distribuidora Lume Filmes, kits com DVDs e material de divulgação vão chegar a mais de mil municípios em todos os estados brasileiros.

A iniciativa visa preencher uma lacuna na distribuição de filmes nacionais: “O lançamento em salas comerciais exige recursos muito além da realidade da grande maioria das produções nacionais. Além disso, apenas 8% dos municípios brasileiros possuem cinema, o que torna a circulação dos filmes no nosso país muito restrita”, comenta a produtora da Teia, Luana Melgaço.

O lançamento no circuito cineclubista vem completar uma trajetória de sucesso de O céu sobre os ombros. Vencedor do 43º Festival de Cinema de Brasília, o filme participou de dezenas de festivais em todo o mundo, recebendo mais de 10 prêmios. O longa também entrou no circuito comercial do Brasil, México e Portugal, e foi lançado em DVD pela Lume Filmes.

Mas o diretor Sérgio Borges ainda não estava satisfeito: “acredito que nenhum filme existe enquanto não é visto pelo público, e o lançamento em salas comerciais é hoje pouco democrático e insuficiente para qualquer realizador. O lançamento no circuito cineclubista possibilita que o filme chegue a um público que muito dificilmente teria acesso a ele. Os cineclubes são um espaço de exibição fundamental para os cineastas brasileiros”.

A expectativa de todos os envolvidos é, para além do lançamento, promover uma grande discussão sobre as formas alternativas de exibição no Brasil. “Foi a resposta que tivemos com o lançamento dos filmes Acácio e A Falta que me faz que nos levaram a repetir a dose. A nossa esperança é que, de lançamento em lançamento, esses espaços se consolidem”, afirma a produtora Luana Melgaço.

Com esse objetivo em mente, o trabalho do lançamento não acaba quando os DVDs são exibidos: a Teia e o Cine + Cultura pretendem mobilizar os cineclubes participantes através de redes sociais e fortalecer laços com as comunidades.

“Um aspecto crucial do lançamento é o retorno que vamos receber dos cineclubes. Precisamos do apoio deles para registrar as sessões realizadas e o número de espectadores atingidos. É a partir desses relatórios que vamos poder mostrar ao Brasil o tamanho do público cineclubista”, avalia Márcia Vaz, coordenadora de produção do Cine + Cultura.

A participação dos cineclubes em lançamentos nacionais ainda é uma realidade em construção, mas para o diretor Sérgio Borges o esforço se justifica: “vale a pena batalhar em novas frentes de distribuição e aproximar as pessoas que compartilham o amor pelo cinema”, resume.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.