Portinari do Brasil

Candido Portinari foi mais do que o mais importante artista plástico do Brasil. Sua obra teve grande cunho social. Pintor, ilustrador, muralista, ninguém retratou como ele as mazelas do nosso país. Mesmo quando morou na Europa, de lá pensava na fome e na miséria do povo brasileiro. “Daqui fiquei vendo melhor a minha terra – fiquei vendo Brodósqui como ela é. Vou pintar o Palaninho, vou pintar aquela gente com aquela roupa e aquela cor”.

São frases extraídas de suas memórias e narradas em primeira pessoa pelo ator Herson Capri que contam sua história, juntamente com reproduções de suas obras, durante os 56 minutos do documentário “Portinari do Brasil”.

Desde a infância em Brodósqui (SP) – para onde uma equipe da FBL viajou, filmando a casa onde nasceu, a capela que construiu e pintou para a avó –, o filme retrata com detalhes a vida de Portinari e sua evolução como artista. O primeiro curso de pintura, o primeiro quadro, “Retrato do Compositor”, em que pintou Carlos Gomes, em homenagem a seu pai. A viagem para o Rio de Janeiro, a Escola Nacional de Belas Artes, a viagem para a Europa, a união com Maria, o nascimento do único filho João Candido. A amizade com intelectuais como Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego e Manuel Bandeira, a tentativa de entrar para a vida política através do Partido Comunista e também a lenta morte por envenenamento provocado pelas próprias tintas que usava em suas telas.

Sobre suas pinturas, destaque para sua maior criação, os painéis Guerra e Paz, para a sede da ONU, em Nova Iorque. O filme descreve todo o método de trabalho e execução da obra. Durante quatro anos, Portinari realizou 180 estudos em murais e maquetes, pintando 14 painéis separados, que acabaram sendo montados sem sua presença, já que havia sido impedido de entrar nos Estados Unidos por ser comunista.

Os prêmios e exposições internacionais também merecem destaque no DVD, que tem ainda três extras: O Ilustrador, O Muralista e O Pintor Sacro, todos com depoimentos gravados com o filho João Candido – que hoje preside o Projeto Portinari – e o pintor Israel Pedrosa, que foi seu aluno e é um profundo conhecedor de sua obra.

O filme faz parte da série Os Grandes Brasileiros, da FBL Criação e Produção, produtora de Rozane Braga, fundada por ela e pelo jornalista Fernando Barbosa Lima, morto em setembro de 2008. O lançamento será dia 8 de novembro, às 19h, no Museu Nacional de Belas Artes (RJ).

O documentário tem direção geral de Rozane Braga, direção de Sonia Garcia e roteiro de Maria Gessy. A série Os Grandes Brasileiros já homenageou Barbosa Lima Sobrinho, Tancredo Neves, o jornalista Sérgio Cabral, Ziraldo, Darcy Ribeiro, José Sarney e Roberto Marinho.

Além de ser distribuído gratuitamente para universidades, bibliotecas, colégios, instituições, empresas e órgãos do Governo, o DVD está à venda em toda a rede da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) por R$ 54,90.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.