TV Brasil apresenta especial sobre os 50 anos do Festival de Brasília

Um dos mais importantes eventos audiovisuais do país, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega, em 2017, à sua 50ª edição e homenageia o cineasta Nelson Pereira dos Santos, diretor de longas como “Vidas Secas” (1963), “O Amuleto de Ogum” (1974) e “Memórias do Cárcere” (1984).

O festival, criado em 1965 e interrompido entre 1972 e 1974, por pressão da Ditadura Militar, já premiou, com o prestigiado Troféu Candango, produções como “Xica da Silva” (1976), “A Hora da Estrela” (1985) e “Baile Perfumado” (1996).

Para celebrar a história do evento e mostrar os acontecimentos que marcam a edição deste ano, a TV Brasil exibe neste sábado, 23 de setembro, às 22h30, o programa “Festival de Brasília – 50 x Cinema”. A atração é apresentada pela jornalista Priscila Rangel e traz depoimentos de cineastas como os irmãos Walter e Vladimir Carvalho, Suzana Amaral, Cacá Diegues e Anna Muylaert, além de atores, como Matheus Nachtergaele e Júlia Lemmertz.

Nos dias anteriores à exibição do especial, a emissora pública antecipa curiosidades sobre o Festival de Brasília com uma série de seis interprogramas que contam um pouco de cada década do evento. As produções de curta duração já estão no ar nos intervalos da programação da TV Brasil.

As peças resgatam os principais momentos do cinema brasileiro, atrelando sempre à própria história do festival. Cada peça é dedicada a uma das décadas do evento e traz um filme ganhador do Troféu Candango daquele período.

O impacto do Regime Militar, o movimento do Cinema Novo, o surgimento e o fim da Embrafilme, a retomada do cinema nacional e o nascimento da Ancine são alguns dos episódios históricos lembrados.

Ao combinar essa perspectiva histórica com uma abordagem factual, o especial “Festival de Brasília – 50 x Cinema” aborda ainda a efervescência desta edição, mostra os filmes que concorrem na Mostra Competitiva e as novidades do evento em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.