Plataforma online reúne produções do cinema nórdico

O Instituto Cultural da Dinamarca e o Festival Ponte Nórdica lançaram a plataforma online exclusiva de cinema nórdico no Brasil, a Ponte Nórdica no Ar (www.pontenordica.com.br), com filmes premiados em festivais internacionais, como “Sangue Sámi”, e outros filmes nórdicos exclusivos para esta plataforma, como “Irmãos” e “No Final das Contas”.

Até o dia 30 de dezembro, o público brasileiro poderá ter acesso, gratuitamente, a um catálogo de títulos produzidos na Islândia, Groenlândia, Dinamarca, Finlândia, Suécia e Noruega, que abordam importantes temas da atualidade, como direitos humanos e questões raciais, em “Martha & Niki”, movimento feminista e mulheres na política, com “Revolução da Pia da Cozinha”, diversidade de gênero, sexualidade e ativismo LGBTQI+, em “Tom of Finland”, culturas originárias e povos indígenas, em “Sumé – O Som da Revolução”, e o meio-ambiente, com “Conto do Lago”.

Na seleção de inéditos em plataformas de streaming, o documentário “Irmãos”, de Aslaug Holm, acompanha o crescimento dos dois filhos da diretora durante oito anos e capta os detalhes de sua rotina, seus sonhos e frustrações, mostrando a transição da infância a juventude. E, na linha do comédia romântica, “No Final das Contas”, de May el-Toukhy, retrata a vida de um grupo de amigos que se encontram em diferentes celebrações e reavaliam sua posição sobre o verdadeiro amor. A dinamarquesa Trine Dyrholm tem grande atuação e venceu na categoria Melhor Atriz no Robert Festival na Dinamarca.

Reconhecido internacionalmente, “Sangue Sámi” oferece a chance dos cinéfilos conhecerem o povo Sámi, a etnia do extremo norte da Europa. O filme traz luz ao debate atual sobre os povos indígenas e suas lutas por identidade. Este foi o primeiro longa da cineasta Amanda Kernell e Lene Cecilia Sparrok recebeu prêmios de Melhor Atriz nos festivais de cinema de Seattle e de Tokyo. O filme foi premiado em outras categorias nos festivais de Berlin e Sundance.

Em “Tom of Finland”, o diretor Dome Karukoski constrói uma narrativa que se desenvolve a partir do icônico Tom, desenhista finlandês, que se tornou mundialmente conhecido por seus desenhos do homem sexy, viril e que, nos anos 90, passou a simbolizar a luta mundial da epidemia da AIDS. O filme se tornou o emblema de gerações e acendeu as chamas do ativismo LGBTQI+. Outro título é “Revolução da Pia da Cozinha”, de Halla Kristín, que reforça a questão da igualdade de gênero que emerge com força no cenário político islandês. A partir do ativismo feminista, o documentário apresenta a criação da Aliança das Mulheres, um partido político formado por mulheres que se lança nas eleições de 1982.

Outro título disponível é “Sumé – O Som da Revolução”, de Inuk Silis Høgh, que centra atenção na influência política do álbum de estreia da banda Sumé, em 1973, na Groenlândia. Este lançamento alcançou enorme popularidade no país e suas letras políticas protestavam contra a colonização dinamarquesa. O filme promoveu mudanças sociais de impacto nas relações políticas entre os dois países.

“Conto do Lago”, de Marko Röhr e Kim Saarniluoto, é um documentário inspirado nos lagos finlandeses e nas antigas crenças mitológicas do país nórdico. A história é dividida em cinco partes e as diferentes épocas do ano acompanham cada uma delas.

Escolhido para compor a vitrine de estreia da plataforma, o premiadíssimo “Rainha de Copas”, de May el-Toukhy, foi o maior sucesso do ano passado entre os países nórdicos. O segundo longa da cineasta traz Trine Dyrholm num papel de uma advogada confrontada com questões éticas e morais. Com uma atuação elogiada por críticos ao redor do mundo, Trine se consagrou como o principal nome feminino na indústria atual de cinema dinamarquês ganhando várias premiações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.