BrLab celebra 10 anos em edição online

O BrLab chega à sua 10ª edição e acontece de 5 a 27 de novembro, em formato online. Para celebrar o décimo aniversário deste que é o único laboratório internacional no Brasil aberto e especialmente dedicado a projetos audiovisuais e futuros filmes de toda América Latina e Península Ibérica, o evento promove diversas atividades abertas ao público, com acesso em todo território nacional.

Entre elas, uma série de lives com atividades gratuitas como master classes e debates para discutir o audiovisual em diferentes eixos e pensar o mercado mundial e brasileiro neste momento tão peculiar da indústria audiovisual. A programação é dividida entre BrLab, BrPlot e Reach, conforme o tema. O público interessado pode se inscrever gratuitamente no site www.brlab.com.br.

Além das atividades programadas, o BrLab também lança o livro com o roteiro do filme “O Lobo Atrás da Porta”, de Fernando Coimbra, com prefácio inédito escrito por Fernanda Torres e conteúdo exclusivo dos bastidores do filme que inclui uma conversa entre equipe e elenco promovida especialmente para o registro no livro. O filme participou da primeira edição do laboratório, em 2011, e o lançamento dá continuidade à coleção “Roteiros do Cinema Brasileiro”, criada pelo BrLab em 2019 com a publicação do roteiro de “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert.

Em 2020, o BrLab recebeu 591 inscrições de projetos para seu workshop principal, dos quais foram selecionados 12 projetos, sendo 6 brasileiros (Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco e São Paulo) e 6 de países como Colômbia, Cuba, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai. Os projetos selecionados concorrem a R$650 mil em prêmios de empresas e instituições parceiras como Vitrine Filmes, Globo Filmes, Projeto Paradiso, entre outros, como detalhado mais abaixo.

BrPlot – Encontro de Roteiristas

A partir da parceria entre BrLab e ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas), com curadoria de Gustavo Gontijo, Marta Nehring, Rafael Sampaio e participação dos Grupos de Trabalhos Identitários da ABRA, a 4ª edição do BrPlot – Encontro de Roteiristas, que acontece de 5 a 13/11, promove diversos encontros para discutir o trabalho de escrita audiovisual e o ofício dos roteiristas.

A programação tem início no dia 5/11, às 11h, com a mesa Narrativas Locais, Audiências Globais: o Caso da Série “Dix Pour Cent”, na qual a atriz, roteirista e showrunner francesa Fanny Herrero conversa com a atriz e roteirista Martha Nowill e o roteirista Chico Mattoso. O encontro, promovido em parceria com o Projeto Paradiso e Embaixada da França no Brasil, apresenta, pela primeira vez ao público brasileiro, uma conversa com Fanny Herrero, responsável por criar a série que é um dos maiores sucessos internacionais da história da televisão francesa e que acaba de lançar sua quarta temporada. Ambientada em uma agência de atores franceses, a série conta com estrelas do cinema francês como Juliete Binoche, Isabelle Huppert, entre outras, interpretando a si mesmas. A atividade será em francês com tradução simultânea ao português.

Outro destaque da programação é a Master Class com Mark Goffman, showrunner da série “The Umbrella Academy”, hit da Netflix, no dia 11/11, às 17h, que irá compartilhar parte de sua experiência como roteirista, executivo e showrunner de importantes projetos. Já a badalada cineasta e roteirista argentina Albertina Carri participará, no dia 13/11, às 21h, de um encontro inédito com o público brasileiro, no qual conversará sobre seu processo criativo em filmes premiados como “La Rabia”, “Los Rubios” e “Las Hijas del Fuego”, com mediação de Érica Sarmet.

A programação continua com uma série de encontros e discussões como “Personagem e Estrutura Narrativa”, master class do cubano Eliseo Altunaga e mediação de Camila Agustini, no dia 6/11, às 11h; “Salas Plurais, Narrativas Diversas”, com Alice Marcone, Thays Berbe, Ludmila Naves, Esmir Filho e mediação de Maíra Oliveira, no dia 9/11, às 21h; “Quem Disse Que Não Tem Roteiro?”, com Ana Abreu, Elísio Lopes Jr., Claudio Yosida e mediação de Ana Durães, no dia 10/11, às 21h; “Narrativas em Documentário e Ficção”, com Flávia Castro, Gabriel Martins, Gabriel Mascaro e mediação de Maíra Buhler, no dia 12/11, às 21h; e “O cinema a poética do corpo”, com Albertina Carri e mediação de Érica Sarmet, no dia 13/11, às 21h.

Reach – Questões de Audiência / Audience Matters

Ainda como parte de sua programação internacional aberta ao público, o BrLab realiza uma série de mesas focadas em apresentar questões relevantes e atuais do setor audiovisual, organizadas na programação do Reach – Questões de Audiência. Lançado em 2019, o Reach promove conversas que buscam refletir sobre as questões e transformações que o setor enfrenta, especialmente aquelas implicadas nas transformações dos hábitos de consumo dos últimos anos. A programação, que acontece de 12 a 20/11, é alinhada com grandes eventos internacionais que, assim como BrLab, têm a missão de promover espaços qualificados para a discussão de questões atuais do setor audiovisual que são decorrentes do impacto que novas tecnologias têm nos hábitos de consumo pela audiência.

Neste ano em que pandemia acelerou diversas transformações que impactaram diretamente a economia do setor audiovisual, o BrLab traz ao Reach uma série de encontros com profissionais que estiveram à frente de empresas e casos durante a pandemia para compartilhar experiências e aprendizados na relação com consumidores online, na gestão de dados, clientes e consumidores na internet. Outras mesas trazem casos e encontros que promovem a reflexão sobre como o audiovisual pode pensar suas relações com a audiência e também discutir o momento atual brasileiro. O evento promove o encontro com profissionais de marketing, exibição, distribuição, programação produção e design de audiência da Argentina, Brasil, Espanha, Inglaterra, França, Alemanha, Colômbia, entre outros, para compartilhar ideias e experiências relevantes no mercado audiovisual.

A programação começa dia 12/11, às 11h, com a mesa sobre Design de Audiência “Explorar os mundos da narrativa e do público”, do audience designer alemão Benjamin Colle e continua com uma série de encontros e discussões como “Distribuição de Impacto”, master class da britânica Sarah Mosses, no dia 12/11, às 16h; “Festivais – Desafios de Programação”, com Anne Deleseth (Quinzena dos Realizadores), Susana Rodrigues (Festival de Rotterdam) e Cecilia Barrionuevo (Mar del Plata), no dia 16/11, às 21h; “Perspectivas para o Cinema Brasileiro”, conversa entre o exibidor Adhemar Oliveira, a produtora Sara Silveira e o cineasta Eryk Rocha, no dia 17, às 17h30; “Como criar um ambiente para que o cinema e o VOD coexistam no novo mundo (lições que aprendemos)”, com os profissionais de marketing Kate Genova e Lee Shelton da rede de salas e plataforma inglesa Curzon, no dia 18/11, às 16h; “Construindo públicos de nicho no ambiente digital” com as plataformas MUBI (Bobby Allen), Kabinett (Eduardo Constantini) e Spamflx (Markus Duffner), no dia 19/11 às 11h; e termina com a mesa “O marketing de Cinema em 2020: Promoção, Transição Digital e Mercados Online”, em que Sarah Calderón, fundadora da The Film Agency, agência de promoção e marketing para cinema europeu responsável entre outros projetos, pela edição online do Marché du Film do Festival de Cannes.

As inscrições para as atividades podem ser feitas no site http://www.brlab.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.