Mostra apresenta 22 filmes de Paulo Cezar Saraceni

A mostra “O Cinema de Paulo Cezar Saraceni”, em homenagem ao cineasta carioca, que teria completado 80 anos em abril deste ano, será exibida na Caixa Cultural Rio de Janeiro, de 6 a 17 de novembro. A programação traz 22 filmes, que ilustram a trajetória e a importância do diretor e roteirista para a história do cinema brasileiro, incluindo o lançamento de sua última obra, “O Gerente”.

Um dos primeiros cineastas do país a obter reconhecimento internacional, Paulo Cezar Saraceni conquistou sete prêmios em festivais europeus com o curta-metragem “Arraial do Cabo” (1959), considerado uma das sementes do Cinema Novo, do qual foi fundador ao lado de Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos.

Marcando a abertura da mostra, na terça-feira (5), às 19h, acontece a pré-estreia do filme “O Gerente”, em sessão para convidados. E na quarta-feira (6), às 19h, o filme tem lançamento oficial, em sessão gratuita, aberta ao público (com distribuição de senhas uma hora antes). Saraceni faleceu pouco tempo depois de ter finalizado “O Gerente”, longa baseado na obra de Carlos Drummond de Andrade, protagonizado por Ney Latorraca, com Othon Bastos, Joana Fomm, Nelson Xavier, Roberto Bonfim e Letícia Spiller no elenco.

Em seus filmes, o cineasta procurou revelar uma faceta humanista da vida. Sua filmografia possui outros destaques, reunidos na programação, como “A Casa Assassinada” (1970), “O Viajante” (1999) e “O Desafio” (1964). Foi durante as gravações deste último, filmado em apenas treze dias, com baixo orçamento, e, por força das dificuldades, recheado de improvisos, que, segundo Glauber Rocha, Saraceni enunciou a emblemática frase, que definiria o movimento em curso: “Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

A mostra contará ainda, com duas palestras: na quinta-feira (7), “Etnografia da Amizade”, com o cineasta Ricardo Miranda, que falará sobre Paulo Cezar Saraceni e a relação de amizade entre ambos. E no dia 14, “Memória, Restauro e Cinema Novo”, com o conservador-chefe da Cinemateca do MAM, Hernani Heffner.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

 

O Cinema de Paulo Cezar Saraceni
Data: de 6 a 17 de novembro de 2013 (terça-feira a domingo)
Local: Caixa Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1 – Av. Almirante Barroso, 25 – Centro (Metrô: Estação Carioca) – (21) 3980-3815
Ingresso: R$ 2 (inteira) e R$1 (meia) – além dos casos previstos em lei, clientes CAIXA pagam meia
Bilheteria: de terça-feira a domingo, das 10h às 20h
Lotação: 78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Sessão gratuita de lançamento do filme “O Gerente”: 6 de novembro de 2013 (quarta-feira), às 19h (distribuição de senhas 1 hora antes)
Acesso para pessoas com deficiência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.