Renato Barbieri inicia as filmagens de seu novo longa-metragem

Diretor de “Pureza” (2022), Renato Barbieri inicia as gravações de seu novo longa-metragem “A África Dentro da Gente”, no próximo dia 8 de julho, a partir das 22h30. O documentário contará com cenas gravadas durante a festa eletrônica Ether, no Externa Club, em Brasília. O evento terá o comando de Valentina Luz e de outros DJ’s celebrados como Due, Anachuri e Miszraim. A entrada será gratuita até a meia-noite.

Como expressão das cenas narrativas de seu novo documentário, Renato Barbieri, que tem uma longa conexão com a África e com o cinema social, pretende captar o movimento, o resgate do “corpo sentimento” e da manifestação de um corpo livre, durante uma experimentação musical para o movimento clubber, numa festa black eletrônica.

“A África Dentro da Gente”, baseado na evidência científica de que a África é o berço da humanidade, tem como objetivo o despertar de uma sensibilidade mais conectada com a visão africana sobre a vida e, em contrapartida, investigar “os motores” do racismo e do epistemicídio, ou seja, o processo de invisibilização e ocultação das contribuições culturais e sociais não assimiladas pelo “saber” ocidental, em toda a Era Moderna. O longa-metragem se propõe a investigar a ascendência africana, por meio de situações pessoais, lugares emblemáticos e diálogos dialógicos com pensadoras e pensadores no Brasil e na África.

O filme terá ainda gravações em São Paulo, Salvador, São Luís, no Brasil e em Mali, Senegal e Nigéria, na África. E conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.