Mara Mourão adaptará obra futurista do brasileiro James Marins para o cinema
A cineasta Mara Mourão, vencedora de dois Kikitos e indicada ao Emmy Awards pelo documentário “Doutores da Alegria”, adaptará para as telas a obra “Adeus Sapiens”, livro do autor brasileiro James Marins, que será lançado este mês.
A obra, que mergulha na crise socioclimática enfrentada pela humanidade, faz um questionamento direto ao Homo economicus, o “filho ganancioso” do Homo sapiens, responsável por colocar o planeta em rota de uma crise climática sem precedentes.
Longe de ser uma distopia, o trabalho propõe um plano de transformação e se apresenta como uma “eutopia” — uma visão positiva de futuro, baseada em valores realistas e alcançáveis. No livro, Marins demonstra coragem ao conceber alternativas para o fim de um “sistema obsceno de alta concentração de renda”, que alimenta o abismo da desigualdade social.
“O livro tem um formato de memórias fragmentadas, que são amarradas pela personagem Mariá, uma figura que funciona como confidente, testemunha e consciência externa”, explica Mara Mourão. “Esse recurso é muito inteligente, porque permite que a narrativa salte no tempo e no espaço sem perder o fio condutor. É um formato que apresenta um desafio para a adaptação cinematográfica, porque os ritmos, flashbacks e flashforwards precisam criar um roteiro coeso, com estrutura de roteiro, clímax e pontos de virada. Imageticamente, o livro apresenta imagens avassaladoras”, finaliza a cineasta.
Mara Mourão, que estreia nos cinemas, em 2 de outubro, o seu mais recente documentário, “Muito Além do Lucro”, une forças com James Marins para levar a poderosa mensagem de “Adeus Sapiens”, reforçando, por meio da arte, a urgência de repensarmos nosso modo de viver e nossa relação com o planeta.
