Sobre a revista

A Revista de CINEMA consolidou-se como o principal veículo de difusão do audiovisual brasileiro, circulando impressa de 2000 a 2017. A publicação tem uma marca de credibilidade em sua linha editorial, buscando difundir os melhores filmes e melhores cineastas, prospectar a cadeia produtiva do audiovisual e apontar tendências. É um farol para mostrar aos iniciantes os caminhos da realização audiovisual, assim como também destacar os melhores profissionais do cinema e da produção atualmente no Brasil.

O papel da Revista de CINEMA como peça estratégica na consolidação do novo cinema brasileiro, surgido nos últimos vinte e cinco anos, deve-se, especialmente, ao seu conteúdo independente e de credibilidade. Um novo tipo de jornalismo para um novo tempo. Uma publicação que não adjetiva suas matérias, e tem um olhar crítico às condições para a realização de nossos filmes. A publicação foi fundada pelo jornalista e escritor Hermes Leal, que trabalha na imprensa cinematográfica desde os anos 80.

A Revista de CINEMA é parceira dos principais festivais de cinema do país, como o Festival de Gramado, de Brasília, Recife, Cine Ceará, Tiradentes, entre outros. Promove eventos dedicados ao audiovisual, apoio aos roteiristas em grandes eventos, e presença constante nos principais eventos culturais e de mercado no país. Realizou, em parceria com o Senac SP, o Fórum de Produção de Cinema, abordando as questões mais pertinentes do audiovisual. E teve edições em inglês distribuídas entre 2005 e 2009, nos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Berlim, Toronto, Los Angeles, entre outros.

A Revista de CINEMA, em parceria com a Spcine, de 2015 a 2017, foi distribuída, gratuitamente, em centros culturais, bibliotecas públicas e pontos de cultura da Prefeitura de São Paulo.

O site da Revista de CINEMA produz conteúdo com informações diárias sobre a atividade audiovisual, os lançamentos no cinema e as novas produções para o cinema e a televisão. Tem uma sessão exclusiva e com destaque para a produção de TV e o cinema feito fora do eixo Rio/São Paulo.