O cinema brasileiro nos anos do regime militar é tema da CineOP

A 8ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece de 12 a 17 de junho, tendo como eixo de sua programação histórica o tema “1964-1969: o Cinema Brasileiro entre o Golpe e o AI-5”, antecipando as reflexões sobre os 50 anos do Golpe de 64. A mostra vai enfocar a preservação, a história e  a educação, e presta homenagens a duas personalidades do cinema brasileiro da época, o cineasta Walter Lima Jr e o pesquisador e documentarista mineiro Jurandyr Noronha.

A produção nacional histórica produzida nos primeiros anos do regime militar poderá ser vista na tela do Cine Vila Rica e será discutida também nos debates do 8o Seminário do Cinema Brasileiro: Fatos e Memória.

A Mostra Histórica exibirá seis filmes emblemáticos desse período, com clássicos do cinema brasileiro e filmes de mais rara circulação, mas que tiveram todos, de alguma forma, problemas com a censura, como a alegoria mais emblemática do período, Terra em Transe, de Glauber Rocha (1967), à Trilogia do Terror, de Ozualdo Candeias, Luiz Sérgio Person e José Mojica Marins (1968); dos retratos femininos de Francisco Ramalho Jr, em Anuska, Mulher Manequim (1968), e Maurice Capovilla, com Bebel, Garota Propaganda (1968); do censurado El Justiceiro (1968), de Nelson Pereira dos Santos, ao Urso de Prata do homenageado deste ano, Walter Lima Jr., com Brasil Ano 2000.

A Mostra Contemporânea trará a Ouro Preto cinco longas, quatro médias e 30 curtas, todos em pré-estreia nacional. Entre os longas, um olhar na história e personagens de nosso cinema: A Primeira Vez do Cinema Brasileiro, de Bruno Graziano, Denise Godinho e Hugo Moura, investiga os bastidores de Coisas Eróticas, considerado o primeiro filme brasileiro de sexo explícito e que levou quase cinco milhões de pessoas aos cinemas em 1982; Cine Holliúdy, de Halder Gomes, é uma ficção que narra a chegada em massa da televisão no interior do Ceará, na década de 1970, colocando em risco a popularidade das salas de cinema da região.

O crítico de cinema Celso Sabadin mergulha na história de um dos maiores ícones do cinema brasileiro em seu documentário Mazzaropi, enquanto Eugênio Pupporelata, a trajetória do caminhoneiro que se tornou um dos principais cineasta da Boca do Lixo, em Ozualdo Candeias e o Cinema. Fechando a seleção de longas, Sinais de Cinza, a peleja de Olney contra o Dragão da Maldade, de Henrique Dantas, exibido na última Mostra de Tiradentes, resgata momentos marcantes da vida do cineasta Olney São Paulo, cuja trajetória foi interrompida pela ditadura militar.

Na programação de médias-metragens, o documentário Damas da Liberdade, de Célia Gurgel e Joe Pimentel, conta a luta pela anistia no Brasil no anos 1970, reacendendo o debate sobre um período de repressão e medo. Já Filme para Poeta Cego, de Gustavo Vinagre, é um documentário sobre o poeta Glauco Mattoso que revela, de maneira poética, a tênue linha entre alta literatura e vulgaridade.

Irina, incursão na direção da atriz Sabrina Greve, fruto do edital de telefilmes de São Paulo, é uma ficção sobre uma jovem obcecada pela Rússia, que vive sozinha e, um belo dia, vence um concurso de cupom de supermercado cujo prêmio é uma viagem à Moscou. Por fim, Sobre o Abismo, de André Brasil, vencedor da Janela Internacional do Cinema de Recife, é uma belíssima declaração de amor metalinguística ao cinema.

Integra também a programação de filmes da 8ª CineOP, a Mostra Cine-Escola dirigida aos alunos e educadores de Ouro Preto. Estima-se que mais de 3.500 alunos participem do programa Cine-Expressão- A Escola vai ao Cinema que além das sessões, oferece também oficina de capacitação para educadores e Cine-debate. Já  a Mostrinha de Cinema exibirá longa, média e curtas para a nova geração.

A 8ª CineOP, além da exibição de filmes em pré-estreias nacionais e retropectivas, homenagens, debates, Seminário, Encontro Nacional de Arquivos, promove também atividades que integram cinema e educação, shows musicais, lançamento de livros, exposição, cine-concerto, cortejo da arte “Verde e Amarelo”.

A programação completa da mostra está disponível no site www.cineop.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.