RioMarket começa esta semana com seminários e workshops de profissionais nacionais e estrangeiros

Além de uma programação repleta de mostras, pré-estreias e exibições, o Festival do Rio possui uma área voltada para o mercado, o RioMarket, que acontece de 27 de setembro a 9 de outubro, no Armazém da Utopia (sede do Festival do Rio).

O RioMarket conta com workshops e seminários (RioSeminars), rodadas de negócios (One to One Meetings) e um espaço exclusivo para comercialização de novos projetos (RioScreenings). Serão 13 dias de programação em que diretores, produtores, roteiristas, técnicos, autoridades e outros profissionais da indústria audiovisual brasileira e internacional se reunirão com o público para esclarecer e discutir assuntos pertinentes ao setor.

Com o objetivo de complementar a importância do Festival, movimentando o mercado audiovisual, o RioMarket oferece capacitação aos profissionais da área e cria um espaço de incentivo a novos negócios. A programação do RioSeminars de 2013 conta com mais de 40 mesas de debates, 12 workshops e 600 reuniões de negócios, entre atividades pagas e gratuitas.Para falar sobre cada um dos temas abordados pelo encontro, estarão na cidade cerca de 100 experts em produção, figurino, efeitos especiais, digitalização, design e marketing, entre outras áreas.

Visando à geração de negócios, o RioMarket promove ainda o RioScreenings, um espaço destinado à comercialização de projetos em qualquer fase de produção e em todos os formatos audiovisuais, como programas de TV, conteúdos para internet, celular e mídias digitais, produzidos a partir de 2011. Durante o encontro, produtores, diretores, distribuidores, exibidores, profissionais de televisão, internet e mídias digitais estarão reunidos à procura de negócios. Outra atração são as One to One Meetings (Rodadas de Negócios), que contarão com as presenças de representantes de canais de TV e distribuidores brasileiros e internacionais, que analisarão projetos e produções audiovisuais.

Durante o evento será assinado um acordo entre o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav-RJ) e o Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (Producers Guild of America – PGA) que tem como objetivo criar uma relação recíproca nas áreas de produção de cinema, televisão e novas mídias entre Brasil e Estados Unidos.

E com o objetivo de capacitar jovens de comunidades do Rio, o Festival do Rio e o RioMarket, em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), realizam o RioMarket Jovem. Trata-se de uma incubadora de profissionais do cinema com objetivo de apresentar aos jovens o campo do audiovisual e suas profissões (diretor, técnico de som, figurinista, designer de produção, fotógrafo, roteirista etc.). O projeto é voltado a jovens entre 15 a 21 anos de comunidades do Rio de Janeiro e contará com atividades na sede do Festival do Rio e no MAR. Durante o Festival do Rio, esses jovens serão imersos em atividades que proporcionarão o desenvolvimento de habilidades dentro do mercado audiovisual.

A programação dos seminários está divida em quatro grandes focos: Fórum Internacional de Coprodução, Oportunidades com Canais de TV, Future Zone e Mercado Brasileiro.

No Future Zone será apresentado tudo o que há de mais moderno no mercado audiovisual, com especialistas no assunto. Gary Sharp, especialista em tecnologia de cinema da RealD, apresenta a tela Precision White da RealD, inédita no mercado. Com demonstrações no próprio cinema da sede, Sharp discutirá o futuro do cinema, das exibições e do 3D. Tod Machover e Alex Mcdowell, do MIT Media Lab, farão palestras sobre novas tecnologias. Em parceria com a FullSailUniversity serão oferecidos os workshops “Realidade construída” e “Fazendo cinema com seu iPad e iPhone”.

As coproduções serão amplamente debatidas no Fórum Internacional de Coprodução. Convidados falarão sobre vários aspectos de parcerias entre Brasil e México, Argentina, Inglaterra, África do Sul e EUA. Alguns cases de sucesso serão discutidos, entre eles o filme “Mama” (Espanha/Canadá), que arrecadou US$ 71 milhões.

Nas sessões de 20 minutos, representantes das principais redes de TV (aberta e fechada) apresentarão oportunidades de negócios e cases bem-sucedidos após a implementação da Lei 12.485/2011. Outros assuntos discutidos serão: venda internacional, legislação, pirataria, digitalização e distribuição, entre outros.

Pelo segundo ano consecutivo, a GloboNews terá espaço no evento, com alguns dos seus principais profissionais falando sobre documentários, grandes reportagens, entre outros assuntos. Além dos seminários, a Mostra GloboNews exibirá dois documentários inéditos, produzidos pela emissora: “Da cabeça aos pés”, Renée Castelo Branco, sobre jovens de comunidades que dançam o chamado “passinho”, e “Dossiê 50: Comício a favor dos náufragos”, de Geneton Moraes Neto, sobre os jogadores da Copa de 50, na qual o Brasil foi derrotado, mas ainda assim teve projeção mundial.

A Netflix também marcará presença no RioMarket 2013. Ted Sarandos, diretor de conteúdo da Netflix, vai debater o papel que a empresa tem exercido como catalisadora para a mudança no mundo do entretenimento, assim como sobre a evolução da empresa para um canal de TV premium.

Uma das presenças mais aguardadas nesta edição do RioMarket é a de Judy Smith. A gerenciadora de crises que trabalhou durante o governo de George W. Bush e serviu de inspiração para a série de TV “Scandal” virá pela primeira vez ao Brasil para falar ao público sobre a sua experiência de carreira e exibir o piloto da série no cinema. Entre os convidados de destaque nos seminários estão Raelle Tucker (roteirista de “True Blood” e “Supernatural”), que falará sobre mercado internacional e o diretor de fotografia de sucessos como “Cisne Negro” e “Réquiem para um Sonho”. Matthew Libatique contará sobre sua experiência e participará de uma sessão de perguntas e respostas.

Na Mostra Porta dos Fundos, alguns filmes serão exibidos, seguidos de debate com os criadores do coletivo, que comemora um ano de existência.

Os workshops do RioMarket contam com a presença de profissionais renomados envolvidos na produção de grandes sucessos da indústria audiovisual. É a oportunidade para profissionais e estudantes de audiovisual estarem contato com especialistas que vêm ao evento compartilhar conhecimentos e experiências.

Jon Durie, expert em marketing para cinema, ministrará o workshop “Como vender seu filme para o mercado internacional”. Ele desenvolveu ações para os principais filmes de Tarantino e Almodóvar, entre outros nomes. A figurinista Mary Vogt, idealizadores do famoso macacão usado por Michelle Pfeiffer, em “Batman: O Retorno”, será a responsável pelo workshop de figurino este ano. Ela também assinou o costume designer de “Pushing Daisies”, “MIB” e “Quarteto Fantástico”. Para falar sobre roteiro, Daniel Burman, de “O abraço partido” e “O mistério da felicidade”, e William Harper, de “Grey’s anatomy”. O workshop Design de Produção ficará a cargo de John Muto, que assinou A Experiência, Esqueceram de mim, entre outros, enquanto Chris Newman, que ganhou três vezes o Oscar de melhor som (“O Paciente Inglês”, “Amadeus” e “O Exorcista”), vai falar sobre captação de som. Haverá ainda workshops sobre Gap Financing e para FilmCommissions.

A programação e informações sobre as inscrições para participar dos eventos estão no site no site www.riomarket.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.