37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anuncia programação

De 18 a 31 de outubro, acontece em São Paulo a tradicional Mostra Internacional de Cinema, que exibirá cerca de 350 títulos de variados países e diversas cinematografias em mais de 20 espaços, entre cinemas, espaços culturais e museus espalhados pela capital paulista.

A 37ª Mostra Internacional de Cinema é composta por cinco seções: Competição Novos Diretores, que exibe títulos de diretores que tenham realizado até dois longas (os mais bem votados pelo público serão vistos pelo Júri Internacional, que escolhe posteriormente os que vão receber o Troféu Bandeira Paulista); Perspectiva Internacional, que apresenta um panorama do recente cinema mundial; Retrospectivas, seção com obras de diretores importantes ou mesmo desconhecidos; Apresentações Especiais, exibição de clássicos ou de filmes de diretores que estão sendo homenageados pela Mostra;  Mostra Brasil, com títulos brasileiros inéditos em São Paulo, integrantes das seções Competição Novos Diretores e Perspectiva Internacional.

A abertura do evento será na quinta-feira, 17 de outubro, com a exibição do filme Inside Llewyn Davis, de Joel e Ethan Coen, Grande Prêmio do Júri em Cannes. Para o encerramento, a Mostra traz o documentário Que Estranho Chamar-se Federico – Scola Conta Fellini, de Ettore Scola.

Este ano, as retrospectivas são dedicadas a Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e Lav Diaz. A homenagem ao trabalho de Kubrick é feita com exposição, livro e retrospectiva de seus filmes, em versão digital restaurada. Comemorando os 80 anos do diretor Eduardo Coutinho, além da  retrospectiva dos filmes do diretor, a mostra lançará o livro “Eduardo Coutinho”, uma coletânea de textos de e sobre o documentarista, editado pela Cosac Naify em parceria com a Edições Sesc e a Mostra. O diretor fará também dois encontros com alunos de cinema, sendo um na FAAP e outro no CINUSP.

A terceira homenagem é ao cultuado cineasta filipino que, por muitas vezes, abordou as questões sobre o estado social e político atual do seu país de origem. Consagrado em grandes festivais, Diaz participou da seção Orizzonti, do Festival de Veneza de 2007, onde ganhou uma Menção Especial pelo filme Morte na Terra de Encantos (Death in the land of Encantos). Seu último filme, Norte, o Fim da História (Norte, the end of History), foi exibido na seção Un Certain Regard, do Festival de Cannes em 2013. Conhecido entre os cinéfilos pela longa duração de seus filmes, Lav Diaz fará parte do Júri Internacional da 37ª Mostra, além de apresentar 12 títulos da sua filmografia.

O diretor Amos Gitai estará presente na Mostra mais uma vez, apresentando agora seu mais recente filme, Ana Arabia, que recebeu o prêmio Robert Bresson no Festival de Veneza/2013, já entregue a Walter Salles, Wim Wenders e Ken Loach. O diretor e arquiteto israelense vai participar ainda de um debate a ser realizado em parceria com a Bienal da Arquitetura, após a exibição dos 16 filmes que compõem a série Arquitetura em Israel – Conversa com Amos Gitai (2012). Na série, Gitai entrevista um conjunto expressivo de arquitetos, escritores, historiadores e políticos israelenses, e aborda temas variados, ligados sobretudo à construção residencial naquele país.

A seleção de filmes deste ano faz um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo. Dentre os filmes das mostras competitivas confirmados para a edição deste ano, estão Cães Errantes (Stray Dogs), de Tsai Ming Liang, grande prêmio do júri em Veneza/2013; Pais e Filhos, de Hirokazu Kore-Eda, prêmio do Júri em Cannes/2013; Ilo Ilo, de Antony Chen, filme da Cingapura vencedor do Caméra d’Or em Cannes/2013; o mexicano La Jaula de Oro, de Diego Quemada, prêmio especial para o elenco do filme em Cannes/2013; Um Toque de Pecado, de Jia Zhang-Ke, melhor roteiro em Cannes/2013; Child’s Pose, de Calin Peter Netzer, Urso de Ouro no Festival de Berlim/2013; Pardé/Closed Curtain, de Jafar Panahi e Kambuzia Partovi, Urso de Prata de melhor roteiro em Berlim/2013; Lições de Harmonia, de Emir Baigazin, Urso de Prata de melhor contribuição artística em Berlim/2013; Pelo Malo, de Mariana Rondón, prêmio de melhor filme em San Sebastian/2013; Club Sandwich, de Fernando Eimbcke, melhor diretor em San Sebastian/2013; O Foguete, de Kim Mordaunt, melhor filme do Amnesty International Film Prize/2013; O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, melhor filme da seção Novos Horizontes Latinos em San Sebastian/2013; Desigualdade para Todos, de Jacob Kornbluth, vencedor do prêmio especial do Júri do Sundance Film Festival/2013; o holandês A Montanha Matterhorn, de Diederik Ebbinge, prêmio do público no Festival de Rotterdã/2013; e o Tom na Fazenda, de Xavier Dolan apresentado nos Festivais de Toronto e Veneza.

Na Mostra Brasil, serão exibidos mais de 80 longas-metragens, incluídos nas seções Retrospectivas, Apresentação Especial, Perspectiva Internacional e Competição-Novos Diretores. Os títulos que estão na Perspectiva Internacional são inéditos na cidade de São Paulo e os que fazem parte da Competição-Novos diretores farão sua primeira exibição pública no país, dentro do evento. Os títulos da competição concorrem ao prêmio Bandeira Paulista de Melhor Filme, dado pelo Júri Internacional da 37ª Mostra. Entretanto, todos os filmes brasileiros da Perspectiva Internacional e da Competição Novos diretores concorrem ao Prêmio do Público da Mostra, que inclui o Troféu Bandeira Paulista de Melhor Filme Brasileiro, e o valor de R$ 25 mil reais para ficção e R$ 15 mil para documentário, pagos pela rede Cinemark.

A tradicional sessão ao ar livre no Parque do Ibirapuera apresentará cópia restaurada de Nathan, o Sábio, de Manfred Noa, um clássico do cinema mudo alemão de 1922, que aborda temas como a paz e a tolerância entre os povos. O filme, que será exibido na área externa do Auditório Ibirapuera, no dia 26 de outubro (sábado), ficou desaparecido entre 1930 e 1996, quando foi encontrado em Moscou. Nathan, o Sábio foi proibido pelo comitê de censura do governo alemão, no período que antecedeu o nazismo. A exibição será acompanhada por trilha composta especialmente para o filme, pelo libanês Rabih Abou-Khalil, executada pela Orquestra Petrobras Sinfônica e regida pelo maestro Carlos Prazeres.

Já no Vão Livre do Masp a Mostra exibirá filmes de personagens e histórias que contemplam a cidade de São Paulo. Entre os títulos, estão o inédito São Silvestre, de Lina Chamie (2013); os clássicos São Paulo Sociedade Anônima, de Luís Sergio Person (1965) e São Paulo, Sinfonia da Metrópole, de Adalberto Kemeny e Rudolf Rex Lustig (1929); o inédito no circuito comercial, Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo (2013); Fogo e Paixão, de Marcio Kogan e Isay Weinfeld (1988); Linha de Passe, de Walter Salles e Daniela Thomas (2008); Não por Acaso, de Philippe Barcinski (2007); Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles (2008); e Alma Corsáriade Carlos Reichenbach (1993).

A 37ª Mostra apresentará ainda sessões especiais de Yasujiro Ozu, que terá três de suas obras exibidas, Era uma Vez em Tóquio (Tokyo Story), Flor do Equinócio (Equinox Flower), e A Rotina tem seu Encanto (An Autumn Afternoon); clássicos restaurados como Providence, de Alain Resnais (1977), O Deserto dos Tártaros (1976), de Valério Zurlini e O Sol por Testemunha (1959), de René Clement; filmes que foram realizados em homenagem à Guimarães, capital europeia da cultura, como Ao Lobo da Madragoa, de Pedro Bastos, Centro Histórico, de Manoel de Oliveira, Aki Kaurismaki, Pedro Costa e Victor Erice, O Facínora, de Paulo Abreu, 1960, de Rodrigo Areias, O Fantasma do Novais, de Margarida Gil, e Zwago, de Gabriel Abrantes.

A programação resultante da parceria da Mostra com a Cinemateca Brasileira, que já dura mais de 15 anos, apresenta este ano títulos restaurados graças ao projeto Memória cinematográfica para um tempo sem memória, que recuperou, preservou e restaurou obras ameaçadas de cineastas que pensaram o Brasil dos anos 1960-1970, como Os Fuzis, de Ruy Guerra, Manhã Cinzenta, de Olney São Paulo, Os Anos Passaram, de Peter OVerbeck, Libertários, de Lauro Escorel, Imagens do Inconsciente, de Leon Hirszman, e O Caso dos Irmãos Naves, de Luiz Sergio Person, além de dois títulos de Eduardo Coutinho, homenageado da Mostra, Cabra Marcado para Morrer e O Fio da Memória.

Em parceria com o governo da Coreia do Sul, a Mostra apresentará uma seleção de filmes sul-coreanos e promoverá o encontro entre profissionais dos dois países. O Foco Coreia exibirá 10 títulos entre longas e curtas-metragens, incluindo Confession of Murder, de Jung Byung-gil, Sleepless Night, de Jang Kun-jae, A Werewolf Boy, de Jo Sung-hee, Final Recipe, de Kim Gin-a, National Security, de Chung Ji-young, e os curtas Finis Operis e Safe, de Moon Byoung-gon (Palma de Ouro em Cannes 2013), Sweet Temptation, de JEONG Han-jin, Breathe Me, de Han Eun-young, e No More No Les, de Lim Oh-jeong.

Complementando a iniciativa, será realizado um fórum de debates e a assinatura de um termo de intenção, ou MOU (Memorandum of Understanding), de coprodução entre Brasil e Coreia do Sul, com representantes da KOFIC (agência que promove o cinema coreano) e da ANCINE.

Além dos representantes do KOFIC, estão na delegação coreana que virá a São Paulo: o produtor YEONU Choi (Final Recipe, A Werewolf Boy), os diretores JUNG Byung-gil, MOON Byeong-gon, e CHO Kyoung-Duk  (vencedor do Prêmio do Júri Internacional da 33ª Mostra Internacional de Cinema com o longa Voluntária Sexual).

Park Chan-wook, diretor de Old Boy, vem a São Paulo para apresentar sua trilogia da vingança e  participar do encontro entre realizadores e representantes dos governos dos dois países.

Fazem parte da programação da 37ª Mostra ainda nove filmes da recente produção da China. A seleção inclui filmes populares de artes marciais, como o inédito O Grande Mestre, dirigido pelo renomado diretor baseado em Hong Kong Wong Kar Wai; Preso na Rede, do veterano vencedor da Palma de Ouro Chen Kaige; Perdido na Tailândia, uma comédia que rendeu mais de U$ 2 bilhões nas bilheterias da China e tornou-se o maior sucesso doméstico da história país; O Médico do Teleférico, de Lei Xianhe, filme independente realizado com baixo orçamento; e o clássico O Rei dos Macacos, animação restaurada dirigida por Pou-Soi Cheang.

O ciclo de filmes comemora o Mês Cultural da China no Brasil, que acontece entre outubro e novembro de 2013, e é resultado de uma parceria entre a Agência Cinematográfica de Administração de Rádio, Cinema e Televisão do Estado da República Popular da China, a Embaixada da República Popular da China no Brasil e a 37ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

A Central  da Mostra já iniciou a venda de pacotes de ingressos para a 37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Localizada no Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073), a Central da Mostra funcionará diariamente para  informações e retirada de ingressos (três a um dia de antecedência da sessão desejada) a que os pacotes adquiridos dão direito. Os ingressos avulsos deverão ser comprados na bilheteria do cinema no dia da exibição do filme escolhido. O site www.ingresso.com disponibiliza a venda de ingressos, com antecedência de três a um dia da sessão. Mais informações no site da mostra, www.mostra.org.

One thought on “37ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo anuncia programação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.