RioContentMarket começa hoje trazendo uma ampla discussão sobre tendências para o setor

A partir de hoje até o dia 14 de março, o Rio de Janeiro será palco do maior evento de produção de conteúdo audiovisual aberto à indústria de televisão e mídias digitais da América Latina. Realizado pela ABPITV – Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV, o RioContentMarket traz para o Brasil 14 keynote speakers, entre eles Jeff “Swampy” Marsh (“Phineas and Ferb”); Gideon Raff (“Hatufim”, “Prisioners of War” e “Homeland”); Daniel Weiss e David Benioff (“Game of Thrones”), Mark Gatiss (“Sherlock” e “Doctor Who”) e o filósofo especialista em cybercultura, Pierre Lévy.

Em apenas três edições, mais de 6 mil dos principais criadores, realizadores, produtores e executivos da indústria de televisão e mídias digitais de 30 países se encontraram no RioContentMarket para apresentar projetos, cases e modelos de negócios relevantes para o desenvolvimento de parcerias e coproduções.

Só em 2013, o RioContentMarket apresentou 93 painéis, com a presença de 290 palestrantes e players de 29 países, além de 38 canais expondo demandas e modelos de negócios. As rodadas de negócios, por sua vez, proporcionaram mais de mil reuniões. Foram 820 reuniões pré-agendadas entre 74 players brasileiros e 54 estrangeiros, e cerca de 300 encontros one-to-one realizados no período do evento.

Entre as outras novidades da edição deste ano, estão as World Premières de duas produções internacionais, com conteúdos sobre o país para distribuição mundial no período de realização dos grandes eventos: “Wild Brazil”, da BBC, e “Assiete Brésillienne” (“Tasting Brazil”), uma coprodução entre o canal ARTE e a produtora brasileira Grifa, parceria firmada em edição passada do evento.

O setor voltado às produções para o público infantil também tem atenção especial no evento, com a criação do “Business Warm Up: Kids” para o preparo dos produtores deste mercado. Para otimizar a participação de empresas produtoras de documentários durante o evento, o BTVP promove o “Pocket PIC Documentários”, workshop de dois dias com foco em projetos com potencial de exportação e internacionalização.

O “Venture Fórum Audiovisual”, promovido pela Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), visa promover, dentro do RioContentMarket, a aproximação entre empreendedores do setor audiovisual e investidores.

O evento oferecerá ainda uma clínica de coprodução com os advogados de sua assessoria jurídica, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados, para esclarecer dúvidas e impulsionar as principais questões que envolvem as coproduções internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.