Mostra apresenta a diversidade cultural e social dos países árabes

A 9ª Mostra Mundo Árabe de Cinema,  que acontece a partir de 13 de agosto, em São Paulo, apresenta um panorama cultural e social dos países árabes com uma seleção de 26 filmes vindos do 10º Festival Internacional de Dubai e do Festival Internacional de Cannes.

Com curadoria de Geraldo Adriano Godoy de Campos, diretor cultural do Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), e Soraya Smaili, esta edição celebra, especialmente, as relações humanas, após alguns anos com produções voltadas para temáticas mais explicitamente políticas.

Dividida em quatro sessões, “Panorama Mundo Árabe”, “Cinema Palestino”, “Cinema Egípcio Contemporâneo” e “Diálogos Árabes-Latinos”, a mostra apresenta destaques do cinema palestino como “Omar”, primeiro filme palestino indicado ao Oscar de Melhor filme Estrangeiro, e “Um Mundo que Não é Nosso”, um dos grandes filmes árabes dos últimos anos, que trata de um campo de refugiados palestinos no Líbano.

A sessão “Cinema Palestino” ainda conta com o documentário “Diários”, de May Odeh, cuja narrativa é baseada na vida de três mulheres que, após um ataque militar devastador, tentam reconstruir seu cotidiano, em meio à ocupação israelense e ao controle das autoridades religiosas.

A sessão “Cinema Egípcio Contemporâneo” foi idealizada pela curadoria para trazer ao Brasil alguns dos filmes de destaque da nova geração de cineastas egípcios.

Além disso, a mostra de 2014 traz ao Brasil “Zelal”, o primeiro registro cinematográfico de um hospital psiquiátrico no Egito, da experiente Marianne Khoury, um dos nomes fortes do cinema daquele país. Marianne Khoury e Alaa Karkouti, criador de algumas das maiores revistas de cinema no mundo árabe, estarão no Brasil e terão encontros e debates com o público.

Em “Panorama Mundo Árabe”, será apresentada a diversidade da produção cinematográfica contemporânea dos países árabes que foi exibida nos festivais internacionais durante os últimos 2 anos. Premiado em 2013, no Festival Internacional de Dubai, o marroquino “Adiós, Carmen”, de Mohamed Amin Benamraoui, presta uma grande homenagem à própria arte cinematográfica.

Inédito no Brasil, “Rock the Casbah”, de Laïla Marrakchi, conta com um elenco de peso, com nomes como Hiam Abbass, Nadine Labaki e Omar Sharif, vivendo personagens de uma família marroquina que sofre uma ruptura após a chegada da filha mais nova, que vive nos Estados Unidos e trabalha como atriz.

Em “Diálogos Árabe-Latinos”, que contempla filmes latino-americanos com temáticas relacionadas aos países árabes, destaca-se “Nem Sempre me Vesti Assim”, documentário da brasileira Betty Martins, que aborda a relação de mulheres muçulmanas no Reino Unido com o uso do véu.

Além da programação dos filmes, essa edição traz atividades especiais para estimular um contato mais próximo do público brasileiro com a cultura árabe, a partir da realização de mesas de debate para refletir sobre questões contemporâneas dos países árabes e da região do Oriente Médio, que extrapolam seus limites territoriais e atingem escala global com forte repercussão midiática, como a condição dos refugiados, a questão palestina e o crescente número de cineastas brasileiros produzindo filmes de temática árabe.

A relação do cinema com outras artes e diferentes áreas do conhecimento também é contemplada pelas atividades da mostra, por meio da realização de um encontro musical entre Brasil e Tunísia e a mesa de debate “Cinema e Pathos”, para refletir sobre a relação entre cinema e psicologia.

A programação completa da mostra pode ser conferida no site www.icarabe.org.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.