Projeto exibe clássicos de Bergman, Fellini, Pasolini e Herzog
Filmes que marcaram a história do cinema e que são fundamentais para todos os cinéfilos estão no Clássica, projeto que leva cópias restauradas em digital (DCP) dos clássicos do cinema internacional ao circuito comercial do país, realizado pela FJ Cines, em parceria com a Zeta Filmes.
O lançamento do Clássica será em 28 de maio, no Rio de Janeiro, no Espaço Itaú-Botafogo, dentro da comemoração dos 10 anos do cinema. No evento, poderão ser vistos os sete primeiros filmes do catálogo do Clássica que ficarão em cartaz por uma semana e, a partir de julho, serão lançados um a um, mensalmente, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, João Pessoa e Santos.
O Clássica vai apresentar o cinema do mestre sueco Ingmar Bergman com duas das mais fundamentais obras da sua filmografia: O Sétimo Selo (1957) e Morangos Silvestres (1957). Do italiano Federico Fellini, serão duas de suas obras-primas: A Doce Vida (1960) e 8½ (1963). O Clássica trará ainda, de Pier Paolo Pasolini, Mamma Roma (1962); e do diretor alemão Werner Herzog, Nosferatu – O Vampiro da Noite (1979) e Fitzcarraldo (1982).