Festival Internacional de Filmes Curtíssimos divulga premiados

Com a seleção de 147 filmes inéditos de até 3 minutos, produzidos em diferentes países, de diversos gêneros e formatos de captação, a apresentação dos curtas da 5ª edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos foi divida em mostras culturais, como a Mostra Competitiva Nacional com 44 curtíssimos de qualidade de vários estados brasileiros e também um panorama dos filmes internacionais premiados nas últimas quatro edições.

Além das Mostras Competitivas Nacional e Internacional, uma das novidades deste ano foi a seleção inédita Mundo de Ontem, Mundo de Amanhã, que testemunha, entre micro-documentários e ficções, um mundo em plena mutação, como o egípcio De democracia e lingerie, o iraniano Era uma vez na terra, o sérvio Pássaro azul e o tunisiano Efeito Borboleta, entre outros. Pela primeira vez um filme brasileiro, a animação Caixa, esteve presente na programação internacional.

Outras seleções especiais desta edição foram a Mostra Internacional Familiar, dedicada às crianças de todas as idades, com curtíssimos para desfrutar em família, e a Mostra Animação, que reúne uma série de curtas de vários países no formato 2D, 3D ou ainda em stop motion.

Como também a Mostra Internacional de Filmes Musicais, em que o fio condutor da narrativa dos filmes é a música e suas diferentes implicações. Esta mostra proporcionou uma atração surpreendente ao público, uma projeção externa, especialmente criada para a 5ª edição do festival.

Esteve também na programação a Mostra Internacional Palavras de Mulheres, com curtas que retratam o universo feminino e abordam temas como os direitos pessoais da mulher, a igualdade homem-mulher e a violência contra mulher.

E a Mostra Primeiro Contato, que apresentou duas produções inéditas em Brasília, o curta Desalmados (Raphael Borghi, 15 minutos, SP, 2012) e o longa Pólvora Negra (Kapel Furman, 87 minutos, SP, 2011).

As produções da Mostra Competitiva Nacional concorreram a troféus nas categorias de Melhor Filme, Melhor Animação, Originalidade (indicadas pelo júri profissional) e Prêmio do Júri Popular. E o Troféu Moviecenter para o Melhor Curtíssimo Brasiliense, escolhido por um júri composto por estudantes do ensino médio participantes da Oficina de Formação para o Olhar.

As premiações foram para:

Melhor Filme Curtíssimo

“Embolados” – Felipe Peres Calheiros (Pernambuco)
“Coração de Vingança” – Guilherme Zannella e Tiago Rezende (Rio Grande do Sul)

Melhor Animação

“Peixe” – Rogério Nunes (São Paulo)

Originalidade

“Seu Zezin e A Lei do Velho Cagado” – Raul Chequer (Espírito Santo)

Melhor Curtíssimo Brasiliense

“Looping” – Ramon Navarro

Júri Popular

“A Ditadura da Especulação” – Zé Furtado (Distrito Federal)

Menção Honrosa

“Tungortok” – Rafael Toscano (Distrito Federal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.