Mostra reúne produções inéditas do atual cinema suíço
O Consulado Geral da Suíça em São Paulo, em parceira com o Sesc São Paulo e com o CCBB São Paulo, promovem, de 17 a 29 de junho, o 5º Panorama do Cinema Suíço Contemporâneo, uma mostra de filmes inéditos selecionados do 50º Festival Solothurn de Cinema. Os principais filmes também serão exibidos no Sesc Ribeirão Preto e no Sesc São José dos Campos, em dois finais de semana de junho.
Os 16 filmes em longa-metragem selecionados apresentam ao público uma coletânea da atual produção cinematográfica da Suíça, que contempla as várias regiões do país, com suas peculiaridades linguísticas e estética própria. Os filmes tratam de temas relevantes tanto para a comunidade suíça como para os brasileiros e reafirma o papel do cinema como um interlocutor universal.
O festival será aberto com Tapete Vermelho, primeiro filme de ficção dos diretores suíços Fred Baillif e Kantarama Gahigiri. A história de um assistente social que se depara com a dura vida de um grupo de jovens da periferia de Lausanne com o sonho de fazer um filme para levar ao tapete vermelho de Cannes conseguiu arrecadar, por meio de crowdfunding, 120% do que foi orçado com a ajuda de 190 pessoas.
Os diretores, que estarão presentes em todas as sessões do filme no festival, são reponsáveis também pelo roteiro inspirado na vida pessoal dos protagonistas. Depois de participarem de oficinas de improvisação, eles se tornaram os atores do próprio filme.