Mostra exibe mais de 30 filmes árabes

O diálogo do cinema com outras artes, como a literatura, a música e o teatro na construção da crítica política de nosso tempo será o fio condutor da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema, que começa em 12 de agosto, em São Paulo, realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), em parceria com o Sesc-SP, o Sesc-ES, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo, o Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte, o Centro Cultural São Paulo e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira. Esta edição será a maior já realizada, com uma programação de mais de 30 filmes e diversas atividades abertas ao público, como debates com convidados nacionais e internacionais e encontros musicais em quatro cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.

Um dos destaques da mostra, na sessão Panorama Árabe, é a produção marroquina inédita no Brasil “Sotto Voce”, do diretor marroquino Kamal Kamal. A exibição de abertura terá um debate com o cientista social e professor da PUC-SP Miguel Chaia. “Sotto Voce” lida com os sentimentos e os sentidos dentro de uma realidade complexa, um retrato simbólico de uma região que passa por um momento de impasse e de extrema violência política. Por meio de uma sensibilidade aguda, transitando entre o subjetivo e o político, os projetos são colocados em xeque. O filme é a jornada de uma região por suas complexidades.

Também inédito, “Theeb” (Jordânia, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Reino Unido), com direção de Abu Nowar, é a nova leitura de uma época longínqua, quando os otomanos governavam a região e os britânicos começavam a entrar como os novos dominadores. Através da jornada de um menino que enxerga uma nova paisagem, este filme jordaniano mostra o conhecido modificado pela locomotiva, no momento da abertura da região árabe para o que viria a ser sua tragédia contemporânea. O filme participou do Festival Internacional de Cinema de Dubai em 2014 e foi vencedor do Grande Prêmio do Tangiers National Film Festival.

Outro destaque é “Água Prateada, um Autorretrato da Síria”, que aborda o poder das imagens instantâneas na era do Youtube, num cenário em que, diariamente, youtubers filmam e então morrem; outros matam e então filmam. Uma questão permeia a narrativa: “se a sua câmera estivesse em Homs, o que você estaria filmando?”.

E, pela primeira vez na história da mostra, duas produções do Iêmen integram a programação com destaque: “Indignação Não Tem Muros”, que concorreu ao Oscar no ano passado na categoria Curta Documentário, e “A Casa das Amoreiras”, ambos da diretora Sara Ishaq. O documentário retrata as revoltas populares naquele país a partir das vidas de dois pais de família em meio à repressão violenta aos protestos de 18 de março de 2011, quando atiradores pró-governo assassinaram brutalmente 53 pessoas e deixaram milhares feridos.

A literatura, em sua relação com o cinema, estará presente na sessão “Cinema e Literatura”, com homenagem ao escritor Raduan Nassar, com a exibição de “Lavoura Arcaica”, acompanhada de debate com participação do escritor Milton Hatoum.

Na sessão “Cinema e Música”, um das produções de mais relevância é o filme de 1969, “Festival Pan-Africano de Argel”, que mostra o primeiro festival, um evento colossal que espalhou uma sensação de euforia, exuberância, festividade e esperança por uma África livre e fraterna. A mostra traz este ano Brahim El Mazned, um dos maiores produtores musicais dos países árabes.

A Sessão Cinema Palestino, que trouxe na última edição o filme “Omar”, indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro em 2014, Prêmio do Júri no Festival de Cinema de Cannes em 2013 e Melhor Filme no Festival Internacional de Dubai em 2013, passa este ano a ser parte oficial da mostra. Com uma produção cinematográfica cada vez mais intensa, a Palestina tem mostrado ao mundo a força de seu cinema na reflexão das questões sociais, políticas e culturais da região e na luta por sua autonomia.

A programação completa da 10ª Mostra Mundo Árabe de Cinema está no site www.icarabe.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.