Cinema-ensaio: o quarto domínio
O livro “O Ensaio no Cinema – Formação de um Quarto Domínio das Imagens na Cultura Audiovisual Contemporânea” (Hucitec Editora), com organização de Francisco Elinaldo Teixeira, propõe o estabelecimento de uma cartografia para o filme-ensaio, estabelecendo este tipo de cinema como um quarto domínio, entre o documentário, o cinema experimental e a ficção. Este tipo de cinema, portanto, ainda que sendo analisado dentro do documentário, neste século, ganha outros contornos, especialmente com a cultura digital.
Para Francisco Elinaldo Teixeira, professor de cinema da Unicamp, que organizou uma coletânea de textos de 14 autores locais e internacionais em torno da reflexão e da prática do filme-ensaio, trata-se de uma modalidade de criação que articula cinema e pensamento, irrompendo nos períodos clássico e, sobretudo, moderno, mas que vem ganhar relevo e adensamento maiores na cultura audiovisual contemporânea.
O livro é dividido em duas partes, a primeira sobre conceitos mais teóricos e a segunda sobre a diversidade e a prática do filme-ensaio, com pensamentos de autores, como Ismail Xavier, do diretor de fotografia Carlos Ebert, e do cineasta Joel Pizzini, autor brasileiro do chamado cinema de poesia.