Fundamentos de Cinema: a Linguagem do Cinema

“Fundamentos de Cinema: a Linguagem do Cinema”, de Robert Edgar-Hunt, John Marland e Steven Rawle (Bookman Editora), os três autores são professores do programa de Produção de Cinema e TV da York St. John University, em Londres, explora os meios pelos quais o cinema comunica o sentido para seu público.

O livro é dividido em seis capítulos que abordam os conceitos-chave do cinema, cobrindo áreas diferentes, porém relacionadas, como a fotografia e a linguagem subliminar que está sob os signos da imagem, até mesmo dicas de roteiro e direção de atores. Ao final de cada um dos tópicos, são apresentados estudos de caso em que a teoria é vista dentro das situações de um filme ou cena específica, o que torna crível os conceitos, mesmo em textos bastante resumidos.

O livro oferece ao leitor brasileiro uma forma bem diferente de conhecer a linguagem do cinema, editado em forma de dicionário ilustrativo dos principais fundamentos da produção e do sentido da projeção da imagem cinematográfica. Um modelo muito comum de publicação europeia e americana de oferecer livros-manuais, com muitas fotos e poucos textos.

É uma boa leitura para quem pretende iniciar seus conhecimentos em cinema, ou simplesmente para poder dominar os conceitos de uma das artes mais populares do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.