True crime “Doutor Monstro”, protagonizado por Taís Araújo, encerra as filmagens

“Doutor Monstro”, dirigido por Marcos Jorge e produzido pela Zencrane Filmes, finalizou as filmagens nesta semana, em Curitiba. Protagonizado por Taís Araújo, no papel de uma obstinada promotora de justiça, o longa de ficção é inspirado no polêmico julgamento de 2008 do cirurgião plástico Farah Jorge Farah, que confessou ter assassinado e esquartejado uma de suas pacientes, Maria do Carmo Alves, mas apresentou uma absurda tese de legítima defesa que rendeu desdobramentos surpreendentes. O caso real mobilizou o país, com extensa cobertura da mídia, em 2003. A estreia está prevista para 2024.

“Me interessei em resgatar esta história pela forma como as brechas da justiça brasileira e os holofotes da mídia criaram um cenário possível para colocar em dúvida a culpabilidade de um réu confesso. ‘Doutor Monstro’ convida o espectador a pensar sobre os mecanismos da justiça e o sensacionalismo da mídia em torno de crimes hediondos”, explica o diretor Marcos Jorge, que também assina o roteiro com Bernardo Rennó. “Esse caso de feminicídio e seu julgamento escancaram o jogo das relações de poder presentes em nossa sociedade, e mostram como é tentador justificar um crime se ele for cometido por alguém respeitável e renomado”, complementa.

Taís Araújo dá vida à Claudia Ferreira, a fictícia promotora de justiça responsável pelo caso, determinada em condenar o médico Farah Jorge Farah (Marat Descartes). Completam o elenco principal Guilherme Weber, como o advogado Ronaldo Pontes, e Marcelina Fialho, como a vítima Carmem.

“Ainda não temos uma tradição de filmes de tribunal no país, mas é um dos gêneros preferidos dos espectadores, por isso acreditamos que o público vai se interessar nessa história que retrata um ‘true crime’ brasileiro”, conta a produtora Claudia da Natividade, da Zencrane Filmes.

O crime real ocorreu em São Paulo, mas uma parte consistente das filmagens de “Doutor Monstro” se deu em Curitiba,  principalmente porque a maior parte da trama tem foco no julgamento. “O poder judiciário local gentilmente nos cedeu o uso do Tribunal do Júri, um prédio histórico de relevante importância arquitetônica, mesmo com a estrutura das salas de audiência e dos escritórios funcionando simultaneamente no mesmo prédio. Foi uma experiência muito interessante de cooperação e interação entre os representantes da justiça e o cinema”, explica a produtora.

“Doutor Monstro” é uma produção Zencrane Filmes, em coprodução com a Paramount Pictures e a atriz Taís Araújo. A distribuição nos cinemas será da Paramount Pictures.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.