Cinemateca Brasileira inicia a programação do ano com a mostra São Paulo Quadro a Quadro

A Cinemateca Brasileira inaugura sua programação de 2024 comemorando o aniversário de 470 anos da cidade de São Paulo. A mostra São Paulo Quadro a Quadro é uma parceria com o Centro Cultural São Paulo e apresenta uma seleção de filmes que contam a história da cidade e do seu desenvolvimento sem ignorar suas contradições, cada vez mais evidentes nos dias atuais. Obras de épocas variadas exploram as paisagens e as experiências da população da cidade ao longo dos anos, em um panorama marcado por transformações.

Entre os dias 25 e 28 de janeiro, o público poderá assistir a clássicos como “São Paulo, a Symphonia da Metrópole” (foto), “Fragmentos da Vida” e “São Paulo Sociedade Anônima”, que abordam o progresso econômico da cidade, mas também trazem à tona questões como a concentração de renda, a desigualdade social e as desilusões em uma sociedade industrial.

Personagens e cenários noturnos estão presentes em “Cidade Oculta”, em que um clima cyberpunk emerge da cidade esfumaçada e sombria, e em “A Dama do Cine Shangai” e a escuridão de uma sala de cinema, ponto de partida da história. O submundo do crime é pano de fundo de “O Bandido da Luz Vermelha”, com uma ênfase em pontos degradados da cidade como a Boca do Lixo, e de “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, que aborda a violência nas favelas e nas instituições socioeducativas.

“Perifericu” e “Corpo Elétrico” constroem diferentes modos de existir e ocupar a cidade. De forma semelhante, “Espero tua (re)Volta” mostra a efervescência do movimento estudantil e de suas lutas, que se materializam em diversas escolas, ruas e avenidas. Por sua vez, “Diz a Ela que me Viu Chorar” e “Era o Hotel Cambridge” expõem a precariedade, formas de organização e relações de afeto em espaços de convívio coletivo para populações vulneráveis.

A mostra conta ainda com uma seleção de curtas-metragens, dentre eles, “Esta Rua Tão Augusta”, “Sob as Pedras do Chão”, “Bexiga Ano Zero”, “Mulheres da Boca” e “Rua São Bento, 405”, além de cópias restauradas de “A Metrópole de Anchieta” e “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, e de um cinejornal recentemente catalogado e digitalizado no âmbito do projeto Nitratos da Cinemateca Brasileira.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

 

São Paulo Quadro a Quadro
Data: 25 a 28 de janeiro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo
Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes)
Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.