Coprodução brasileira “O Riso e a Faca” compete na mostra Un Certain Regard de Cannes

Fruto de uma parceria entre Portugal, Brasil, Romênia e França, o longa-metragem “O Riso e a Faca” (I Only Rest In The Storm), terá sua estreia mundial na 78ª edição do Festival de Cannes, na mostra Un Certain Regard, a segunda mais importante do evento. Da produtora Tatiana Leite ao diretor de fotografia Ivo Lopes Araújo, 31 profissionais do cinema nacional integram a equipe do filme, dirigido pelo português Pedro Pinho (“A Fábrica de Nada”, 2017).

Batizado a partir de uma música homônima do músico cantor e compositor baiano Tom Zé, o filme foi rodado na Guiné-Bissau e no deserto da Mauritânia, entre fevereiro de 2022 e janeiro de 2024, e é coproduzido pela brasileira Bubbles Project, com distribuição no Brasil da Vitrine Filmes.

“O Riso e a Faca” conta a história do engenheiro ambiental Sérgio, português que viaja para uma metrópole na África Ocidental, onde vai trabalhar num projeto rodoviário entre o deserto e a selva. Lá, ele desenvolve um relacionamento íntimo com dois moradores da cidade, Diára e Gui. No trio de protagonistas, está o brasileiro Jonathan Guilherme, ex-atleta de vôlei que trocou as quadras pela arte e hoje é poeta em Barcelona, na Espanha, onde mora. Ele dá vida ao personagem Gui e contracena com o português Sérgio Coragem, conhecido por seus papéis em “Verão Danado” (2017) e “Fogo-Fátuo” (2022), e a cabo-verdiana Cleo Diára, de “Diamantino” (2018).

Jonathan não é o único brasileiro no elenco, que conta ainda com a participação do doutor em antropologia Renato Sztutman, interpretando a si mesmo. Nomes do cinema nacional estão presentes em cargos-chave do projeto, falado em português e criolo. Uma das produtoras de “O Riso e a Faca” é a brasileira Tatiana Leite (“Malu”, 2024), fundadora da Bubbles Project, que ainda traz os brasileiros Rodrigo Letier (“Gabriel e a Montanha”, 2017), da Kromaki Filmes, como produtor associado, e Eduardo Nasser, na direção de produção. Miguel Seabra Lopes (“A Febre”), nascido em Portugal e com nacionalidade brasileira, é um dos roteiristas do filme.

Na área técnica, o longa também conta com a experiência e o talento de vários profissionais brasileiros, como o diretor de fotografia Ivo Lopes Araújo (“Tatuagem”, 2013), a montadora Karen Akerman (“O Lobo Atrás da Porta”, 2013) e o editor de som Pablo Lamar (“A Flor do Buriti”, 2024). A lista de colaboradores nacionais ainda tem Stella Rainer, Wanessa Malta, Vernal Santos, Amina Nogueira, Caio Costa, Martão Vagner, Isabel Lessa, Victor Hugo Pancaldi, Fernando Junior, entre outros.

One thought on “Coprodução brasileira “O Riso e a Faca” compete na mostra Un Certain Regard de Cannes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.