Livros, por Hermes Leal — 22 abril 2015
Brasil x Argentina

“Argentina-Brasil no Cinema: Diálogos” (Editora da UFF), organizado por Tonico Amâncio, relata uma longa história de relações entre o cinema brasileiro e o argentino, que vem do cinema mudo aos dias atuais. A Argentina é o nosso principal parceiro comercial na área cinematográfica na América Latina, e este livro quer demonstrar que essa relação vai além deste comércio.

Através de 16 artigos, assinados por diferentes autores, o livro revela aproximações temáticas entre as duas cinematografias, como o Nuevo Cine argentino e o Cinema Novo brasileiro, o Cinema Marginal e o Grupo dos Cinco, principais correntes inovadoras dos anos 60 e 70, assim como a relação da ditadura como tema e problema idênticos nos dois países. Também reflete os rumos que estas cinematografias podem dialogar, se fortalecendo como cinematografias nacionais e latino-americanas ao mesmo tempo.

Relacionados

Compartilhe

(0) Comente

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>