Produção do Instituto Socioambiental e da Academia de Filmes, “Fogo na Floresta” será exibido em Cannes

“Fogo na Floresta”, filme em realidade virtual lançado pelo ISA (Instituto Socioambiental) e produzido pela Academia de Filmes, foi selecionado para a mostra Next VR do Festival de Cannes, na França.

Dirigido por Tadeu Jungle, o curta-metragem será exibido no Next VR Theatre (Palais des Festival), nesta quarta-feira, 9, às 16h, e no sábado, 12, às 15h, em horário local.

O filme, narrado em português pela atriz Fernanda Torres, compõe-se de cenas em 360 graus que levam o espectador para dentro do cotidiano da comunidade indígena e apresenta uma ameaça que paira sobre os Waurá e sobre todos os povos da Amazônia: o fogo fora de controle.

Manejado há milênios pelos povos indígenas na abertura de suas roças de subsistência, o fogo agora avança sobre as matas de maneira descontrolada, em razão do desmatamento do entorno do Xingu e das mudanças climáticas.

A pesca, o futebol, a arte da cerâmica e a produção da farinha de mandioca são algumas das atividades rotineiras da comunidade que o filme exibe de maneira imersiva. O curta ainda mostra uma sala de aula, a “casa dos homens” e o interior de uma maloca, compondo um cenário atual no qual cultura tradicional e hábitos modernos coexistem no cotidiano dos índios.

O povo Waurá (ou Wauja) tem uma população de 560 pessoas que vive na aldeia Piyulaga, no Parque Indígena do Xingu. Famosos por sua cerâmica, cestaria e arte plumária, eles estão mobilizados para combater o fogo descontrolado que ameaça suas florestas e sua vida. O ISA, por meio de uma série de iniciativas – como o apoio e formação para o manejo e controle do fogo, formação de brigadas indígenas anti-incêndio, monitoramento de focos de calor via satélite e restauração florestal –, está ao lado dos xinguanos para encarar esse desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.