Festival É Tudo Verdade classifica longas para o Oscar

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários acaba de ser selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como evento classificatório para o Oscar de documentário de longa-metragem.

O festival, criado pelo crítico Amir Labaki, em 1996, faz parte da lista inaugural de 28 eventos convidados pela primeira vez pela Academia para qualificar automaticamente para a disputa do Oscar longas não-ficcionais neles vencedores. Entre eles, encontram-se festivais específicos do formato como IDFA (Amsterdã), Hot Docs (Canadá), Leipzig (Alemanha) e Yamagata (Japão) e premiações especiais para documentários de festivais como Cannes (França) e Berlim (Alemanha). A relação completa pode ser consultada em www.oscars.org/rules.

Os vencedores das competições de longas-metragens internacionais e brasileiros já da edição 2018 do festival estão classificados automaticamente para inscreverem-se visando à disputa. Foram eles “O Distante Latido dos Cães”, do dinamarquês Simon Lereng Wilmont, e “Auto de Resistência”, de Natasha Neri e Lula Carvalho.

Desde 2015, o É Tudo Verdade qualifica diretamente também os vencedores de suas competições brasileira e internacional de curtas-metragens para concorrer ao Oscar de melhor curta não-ficcional. Os vitoriosos neste ano foram “Nome de Batismo – Alice”, de Tila Chitunda, e “Ressonâncias”, do libanês Nicolas Khoury.

As inscrições para a 24a edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários serão abertas em setembro próximo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.