Porto Alegre sedia Conversa com Lucrecia Martel neste domingo

Sur Frontera Lab, FRAPA e FUGA_Lab trazem à Porto Alegre a diretora e roteirista argentina Lucrecia Martel. O encontro Conversa com Lucrecia Martel acontece no dia 28 de abril, domingo, às 18h, no Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575). Com tradução simultânea, o evento terá mediação de Juliana Costa, Fatimarlei Lunardelli e Leo Garcia, e espaço aberto para participação do público. Os ingressos estão à venda pelo site Sympla.

Nascida em 1966 em Salta, Argentina, Lucrecia Martel estreou seu primeiro longa-metragem, “O Pântano”, em 2001, seguido por “A Menina Santa” (2004) e “A Mulher sem Cabeça” (2008). Seu quarto filme “Zama” (2017), uma exploração do colonialismo e do racismo na América Latina, estreou no 74º Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 2017.

Seus últimos trabalhos incluem a instalação “El Pasaje” (2021 – EYE Filmmuseum Amsterdam), o curta musical “Terminal Norte” (2021), filmada na província de Salta com Julieta Laso como protagonista, e o curta “Camarera de Piso” (2022), que teve estreia mundial no Festival Internacional de Veneza.

Retrospectivas de suas obras foram exibidas em instituições artísticas e culturais como Harvard, MoMa, Lincoln Center, Cambridge e Tate Museum em Londres, juntamente com masterclasses sobre som e narrativa que a cineasta realizou pelo mundo. Em 2023, recebeu o doutorado Honoris Causa da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Salta, na Argentina, e da Universidade de KU Leuven, na Bélgica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.