Festival Internacional de Vídeo Universitário recebe inscrições a partir de sexta-feira
Começa nesta sexta-feira (1º) o período de inscrições para a 5ª edição do U.FRAME – Festival Internacional de Vídeo Universitário, que será realizado pela primeira vez no Brasil, na Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo do Campo, São Paulo, entre 25 e 27 de outubro.
Podem participar estudantes universitários e recém-formados (até um ano de formatura) dos cursos de cinema, audiovisual, televisão, produção e mídias digitais e outros da área da comunicação de todo o mundo.
O U.FRAME surgiu em 2008, por meio de uma iniciativa da Universidade do Porto, de Portugal, conjuntamente com a Universidade da Coruña, da Espanha. Em 2009, a competição ganhou a participação da Universidade do Texas e, no ano passado, o U.FRAME passou a contar com a Universidade Metodista como sua associada e representante para a América Latina.
O Festival tem como objetivo reunir, premiar e tornar visível o que de melhor se faz nas universidades dos cinco continentes, nos múltiplos formatos permitidos pelo audiovisual.
A 5ª edição do U.FRAME vai premiar cinco categorias: melhor curta-metragem de animação, de documentário, experimental, de ficção e peça mobile para dispositivos móveis. Os prêmios variam de € 2 mil, para o vídeo que for eleito o melhor do festival, a € 500, para os vencedores em cada uma das outras quatro categorias. Os valores serão convertidos para a moeda local.
As inscrições para a edição deste ano acontecem de 1º de junho a 30 de julho de 2012 e poderão ser feitas pelo site www.uframe.org.
Os cinco pré-selecionados para cada categoria serão divulgados no dia 16 de agosto e as apresentações para um júri, que será composto por representantes das universidades organizadoras e por profissionais de cinema e audiovisual brasileiros, acontecerão durante o evento, no dias 25 e 26 de outubro.
Na edição do U.FRAME realizada no ano passado, na cidade do Porto, em Portugal, foram inscritos 80 filmes de universitários de 10 países: Portugal, Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Israel, Bélgica, China, Egito e Estônia.
A expectativa da edição deste ano é aumentar em pelo menos 50% o número de universitários e obras inscritas, com destaque para uma participação efetiva dos países que estão na América Latina, já que, pela primeira vez, o evento deixa a Europa para ser realizado no Brasil.
Além da apresentação dos videos finalistas em competição de cada categoria, o U.FRAME 2012 também vai ter uma extensa programação que inclui palestras, mostras e debates sobre os destinos do audiovisual hoje.