Documentários de Nicolas Philipert são reunidos em mostra

De 11 a 23 de fevereiro, acontece a mostra O Cinema de Nicolas Philibert, no Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo, em parceria com a Cinemateca da Embaixada de França no Brasil e com o apoio do Institut Français. O evento exibirá 8 longas-metragens, que englobam o início da carreira do cineasta até o seu último filme, rodado em 2012.

A mostra traz a obra de Nicolas Philibert, um dos mais expressivos documentaristas da atualidade, que resgata em seus registros a emoção da descoberta do real como nas origens do cinema. Ainda pouco conhecido no Brasil, o cineasta é um dos grandes nomes do filme documentário francês e mundial.

Nicolas Philibert nasceu em Nancy, em 1951. Após terminar a faculdade de Filosofia, ele decidiu ingressar no meio cinematográfico. Começou sua carreira como assistente de direção, especialmente de René Allio e Alain Tanner. Em 1978, ele correalisa, com Gérard Mordillat, seu primeiro longa-metragem documental, “A Voz de seu Mestre”, no qual um grupo de grandes executivos (L’Oreal, IBM, Thomson, Elf etc) falam sobre o poder, da hierarquia, do lugar dos sindicatos, desenhando aos poucos a imagem de um mundo dominado pela finança.

De 1985 a 1987, ele filmou diversos filmes de montanha e de aventuras esportivas para a televisão. Em seguida, se dedicou a realização de longas-metragens documentais, todos distribuídos comercialmente: “A Cidade Louvre” (1990), “O País dos Surdos” (1992), “Um Animal, os Animais” (1995), “O Mínimo das Coisas” (1996), entre outros.

Como um dos destaques da produção, está o filme “Ser e Ter” (2002), longa que levou o cineasta a alcançar o reconhecimento do público na França e em festivais internacionais. O documentário retrata uma escola rural na França onde os alunos, entre 4 e 11 anos, são todos educados pelo mesmo professor, Sr. Georges Lopez.

Outro destaque é “A Estação de Rádio” (2013), estreado no Festival de Berlim de 2013 e ainda inédito em São Paulo, que mergulha no coração da Radio France, descobrindo o que habitualmente escapa aos olhares: os mistérios e as cenas de um meio cuja própria matéria que utiliza (o som) é invisível.

Em 1975, Nicolas Philibert foi assistente de direção de René Allio em “Eu, Pierre Rivière, que Degolei minha Mãe, minha Irmã e meu Irmão”, baseado num crime local descrito em livro pelo filósofo Michel Foucault. Filmado na Normandia, a alguns quilômetros de onde aconteceu o triplo assassinato, o traço mais especial do trabalho de Allio era o fato de que todos os personagens do filme foram interpretados por camponeses da região. Trinta anos depois, Philibert retorna à Normandia para reencontrar estes atores de ocasião, personagens da vida real. O resultado é o documentário “De Volta à Normadia” (2007).

Os filmes serão exibidos em 35mm com legendas eletrônicas. A mostra terá ingressos a preços populares e 10% dos ingressos serão disponibilizados gratuitamente ao público de baixa renda.

A programação completa está em www.bb.com.br/cultura.

 

O Cinema de Nicolas Philibert
Data: de 11 a 23 de fevereiro (dia 15 não haverá programação)
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô – (11) 3113-3651 – 70 lugares
Ingresso: R$ 4 e R$ 2 (meia)
Classificação indicativa: livre
Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física // Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.