Programa Ibermedia abre convocatória 2015 para solicitações de apoio
O Programa Ibermedia, dedicado ao incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados na comunidade ibero-americana, abriu sua convocatória 2015 para recebimento de solicitações de apoio ao desenvolvimento de projetos de cinema e TV, e à coprodução de filmes ibero-americanos. O prazo para envio de propostas vai até o dia 27 de abril, e deve ser realizado por meio do sistema de gestão de convocatórias Ibermedia.
Para a linha de Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão, serão aceitas propostas de empresas produtoras independentes registradas em algum dos 19 países membros do Programa Ibermedia, e que já tenham produzido obras na mesma categoria do apoio solicitado.
Os projetos inscritos podem ser de ficção, documentário, animação, produções criativas que utilizem novas tecnologias, produções baseadas em material de arquivo ou séries de TV. Projetos destinados a TV ou episódios de séries devem ter duração mínima de 25 minutos; documentários para cinema devem ter, ao menos, 50 minutos; e longas de ficção devem ter duração de 70 minutos ou mais
Além das fases de elaboração do roteiro, storyboard, captação de recursos e elaboração dos planos de financiamento e comercialização, os projetos devem prever, também, no caso de animações, pesquisa de referências e realização de um piloto, e pesquisa de arquivos, no caso de produções elaboradas para valorizar o patrimônio audiovisual.
O valor máximo destinado a cada proposta de Desenvolvimento de Projetos de Cinema e Televisão é de 15 mil dólares, desde que pelo menos 50% do orçamento do desenvolvimento do projeto já esteja garantido.
O apoio à Coprodução de Filmes Ibero-americanos pode ser solicitado por empresas independentes de produção cinematográfica, originárias de um mínimo de dois países-membros do Ibermedia. São elegíveis projetos de longas de ficção em regime de coprodução internacional, com duração mínima de 70 minutos e destinados à exploração comercial, e projetos de documentários de longa-metragem ou programas culturais para TV com duração mínima de 54 minutos, destinados a salas de exibição e/ou cadeias de televisão. Em ambos os casos, os projetos devem apresentar cooperação artística e técnica dos países-membros do fundo envolvidos.
O apoio, na modalidade empréstimo, será designado a cada coprodutor em função da sua porcentagem de participação financeira na co-produção. Para longas de ficção e animação, o montante do apoio poderá ser entre 80 mil e 150 mil dólares. Já os documentários em longa-metragem podem receber até 100 mil dólares. Em ambos os casos, o valor do apoio não pode ser superior a 50% do orçamento total do projeto.
Para saber detalhes sobre o procedimento de inscrição e a documentação requerida, acesse a página de Convocatórias no site oficial do Programa Ibermedia, www.programaibermedia.com.
Projetos dos países integrantes do grupo 3 da CACI (Bolívia, Costa Rica, Cuba, Equador, Guatemala, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai) poderão ter acesso a uma ajuda adicional para tornar sua estreia e exibição em seu país mais efetivas, de acordo com requisitos estipulados no regulamento.
O Fundo Ibero-americano de apoio Ibermedia, criado em 1997 e ratificado por 19 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela), estimula a promoção e a distribuição de filmes ibero-americanos. A missão do Programa Ibermedia é trabalhar para a criação de um espaço audiovisual ibero-americano, por meio de apoios financeiros e concursos abertos a todos os produtores de cinema independentes dos países-membros da América Latina, Espanha e Portugal.
O Ibermedia faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI), organismo internacional cujo objetivo é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Desde julho de 2013, o diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, cumpre seu segundo mandato como Secretário Executivo da CACI, com validade de dois anos. Além do Ibermedia, a CACI também mantém, entre seus programas, o Ibermedia TV, o DocTV América Latina e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.
Em caso de problemas técnicos no ato da inscrição, entre em contato com a Unidade Técnica do Programa pelo e-mail info@programaibermedia.com. Para esclarecimento de dúvidas ou pedido de informações adicionais sobre o envio de solicitações de apoio, entre em contato com a Coordenação de Programas Internacionais de Cooperação e Intercâmbio da ANCINE pelo e-mail programa.ibermedia@ancine.gov.br.