Centro Cultural Barco oferece bolsa integral para curso de documentário

O Centro Cultural Barco, em São Paulo, está oferecendo, através de concurso, uma bolsa integral para o curso “Documentário para cinema e TV”. Para participar, é necessário responder a pergunta “Qual seu documentário preferido e por quê?” e enviar para o email paulotbarco@gmail.com. O texto deverá ser enviado até às 23h59 do dia 12 de agosto e ter no máximo 500 caracteres para concorrer. A resposta mais criativa será escolhida pelas professoras do curso, a documentarista e jornalista Flavia Guerra, e a produtora Deborah Osborn.

A bolsa não contempla gastos com deslocamento, viagem, alimentação ou hospedagem; caso o vencedor não seja da cidade de São Paulo, fica sob a responsabilidade do participante arcar com eventuais custos que não sejam referentes a inscrição. Menores de idade necessitam de autorização do responsável. O resultado do concurso será divulgado no dia 15 de agosto, nas redes sociais e no site www.barco.art.br.

O curso terá início no dia 18 de agosto, com uma carga horária total de 36 horas, sendo 12 encontros ao todo. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, de 19h30 às 22h30. As aulas têm o objetivo de promover discussões e reflexões sobre vertentes e possibilidades de linguagens do cinema documental, além de atividades práticas, a fim de preparar o aluno para o mercado de trabalho.

O destaque desta edição é a participação da diretora e roteirista Estela Renner (“Muito Além do Peso”, e “Criança: a Alma do Negócio”), que falará de sua experiência como documentarista, dos desafios, aprendizados e de seu processo criativo. Com documentários focados em provocar transformação, a cineasta se tornou uma das principais porta-vozes das causas da infância e adolescência no Brasil.

O curso contará também com o cineasta e roteirista Luiz Bolognesi, que falará de sua experiência como um dos mais prestigiados roteiristas do Brasil e das possibilidades de se construir um roteiro de obra documental a partir das bases da narrativa, e do roteiro clássico.

Para a conclusão do curso, a produtora Camila Nunes fará um doctoring dos projetos desenvolvidos durante os dois meses, ao lado de Deborah Osborn. Os alunos terão a oportunidade de apresentar os projetos, discuti-los e analisá-los em grupo.

As aulas abordarão a história geral do gênero documental, da descrição de diversas tendências, escolas, teorias, linguagens e exibição de trechos dos mais importantes e significativos documentários internacionais e nacionais. Irá traçar um rico panorama, que vai desde a abordagem histórica, com as primeiras experiências realizadas pelos irmãos Lumière, passando pelas narrativas experimentais, Cinema Direto e Cinema Verité, e chegando nas vertentes mais recentes do cinema documental contemporâneo, como o mockumentary, o ‘documentário-diário’ (em primeira pessoa, narrando fato ou situação pessoal), o subjetivo, o de animação, entre outros.

Também serão estudados grandes nomes da cinematografia nacional, como Humberto Mauro, Eduardo Coutinho, João Moreira Salles, Carlos Nader, Kiko Goiffman, Helvecio Marins, Pablo Lobato, Gabriel Mascaro, Rodrigo Siqueira e Christiano Burlan.

Além das aulas teóricas, o curso conta também com um módulo prático para que os alunos aprendam a formatar projetos a partir de ideias sugeridas pelos próprios alunos. A turma será dividida em grupos a fim de incentivar e desenvolver a capacidade de transformar ideias em projetos audiovisuais mercadologicamente viáveis, além de perceber quais as possibilidades de financiamento possíveis e – no futuro – as possibilidades de distribuição e lançamento para o filme, seja para cinema, televisão ou internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.