Oficinas técnicas de preservação de registros audiovisuais tem inscrições abertas

Estão abertas as inscrições gratuitas para as oficinas técnicas que integram a programação da 2ª edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, que acontece de 7 a 16 de novembro de 2016, no Rio de Janeiro e em Niterói. O evento oferece um amplo programa de capacitação e formação para profissionais do setor audiovisual, os que atuam no segmento da preservação e interessados na área. Este ano, serão cinco modalidades de oficinas, com a oferta de 100 vagas, que acontecem nas dependências do Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro, Rio de Janeiro), durante a realização do evento.

Os interessados em preencher uma das vagas têm até 5 de outubro, às 20h (horário de Brasília), para se inscreverem pelo site oficial do evento, www.arquivoemcartaz.com.br. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger, sendo que, após a realização da inscrição, não será permitida a troca da opção escolhida. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a coordenação das oficinas fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento.

Na segunda-feira, 7 de novembro, duas oficinas movimentam o Arquivo Nacional. O engenheiro eletrônico e técnico de som do CTAv/MinC, Edwaldo Mayrinck, ministra a oficina “O som no cinema”. Mayrinck vai abordar a história do som no cinema mundial e brasileiro, bem como a captação, tipos de sons utilizados hoje. No mesmo dia, tem início a oficina “Noções básicas de conservação de documentos fotográficos”, ministrada pela Sandra Baruki, coordenadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte/MinC e membro da equipe de conservação de fotografia da Copac do Arquivo Nacional. A oficina mistura a teoria com a prática, apresentando conceitos e ferramentas básicas de tratamento conservação de documentos fotográficos.

Na quarta e quinta-feira, dias 9 e 10 de novembro, é a vez da oficina “Noções básicas de conservação de películas cinematográficas”, que vai dar um panorama sobre a preservação audiovisual, passando pela identificação e degradação dos diversos polímeros, bem como o manuseio correto das películas. As aulas ficarão a cargo dos técnicos do Arquivo Nacional Mauro Domingues, coordenador geral de preservação de acervos e do Antônio Gonçalves, pelo engenheiro químico.

Para encerrar a programação de oficinas, na sexta-feira, 11 de novembro, o arquivista Thiago Vieira e a conservadora Isaura Lázaro irão abordar a identificação dos suportes, digitalização e higienização de acervo sonoro, juntamente com a equipe de documentos sonoros do Codac durante a oficina “Noções básicas de conservação e processamento de documentos sonoros”. No mesmo dia, a professora associada no Departamento de Ciência da Informação da UFF, Rosa Inês Cordeiro apresenta um panorama geral sobre o tratamento arquivístico de documentos audiovisuais, desde sua representação temática/descrição até sua difusão, durante a oficina “Tratamento arquivístico de acervos audiovisuais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.