Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Carta Branca a Jean-Claude Bernardet

Foto: “Orfeu”, de Jean Cocteau

De 7 a 10 de dezembro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Carta Branca a Jean-Claude Bernardet, levando ao público uma seleção de seis filmes com curadoria de Bernardet. Crítico, cineasta, roteirista, romancista e ator, Bernardet teve uma atuação múltipla no pensamento e na produção cultural brasileiros, sendo um nome incontornável nos estudos de cinema no Brasil.

Sua aproximação com o cinema se deu ao longo da década de 50, quando passou a frequentar cineclubes em São Paulo. Sob a influência de Paulo Emílio Salles Gomes, Bernardet passou a produzir textos para a coluna Suplemento Literário do jornal O Estado de S. Paulo. Nessa mesma época, o jovem cinéfilo estabeleceu conexões próximas com a Cinemateca Brasileira, onde trabalhou como auxiliar de biblioteca e desenvolveu diversas funções relativas à difusão de filmes.

Sua produção teórica desenvolvida ao longo dos anos seguintes é de grande fôlego e com uma excepcional capacidade de analisar o cinema brasileiro de forma totalizante, acreditando na interlocução entre a crítica e a produção cinematográfica. Dessa forma, para Bernardet, o crítico se insere e intercede na sociedade em que as obras são produzidas.

Além de crítico e professor universitário na ECA/USP, co-roteirizou filmes como “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), “Brasília: Contradições de uma Cidade Nova” (1968) e “Um Céu de Estrelas” (1995); codirigiu títulos como “Paulicéia Fantástica” (1970) e “Eterna Esperança” (1971); e atuou em “Filmefobia” (2009), “Periscópio” (2013), “Fome” (2015), dentre outros.

Sobre os filmes da mostra, é possível encontrar alguns textos e comentários de Bernardet ao longo de sua extensa produção. Analisou “O Anjo Nasceu” (Júlio Bressane, 1969) em seu livro “O Voo dos Anjos: Bressane, Sganzerla”, num momento em que, segundo ele, “a crítica não estava apta a enfrentar esses filmes […] não tinha palavras que se aplicassem a ‘O Anjo Nasceu’”. Sobre “Os Catadores e Eu” (Agnès Varda, 2000), escreveu que o longa “provoca no espectador uma extraordinária sensação de liberdade, uma sensação euforizante”, graças à “proliferação associativa” de imagens e ao seu caráter livre.

Além desses dois títulos, fazem parte da mostra “O Cavalo de Turim” (Béla Tarr, Ágnes Hranitzky, 2011), “Lola Montès” (Max Ophüls, 1955), “Orfeu” (Jean Cocteau, 1950) e “O Homem Ferido” (Patrice Chéreau, 1983).

A mostra tem início no dia 7 de dezembro com um brinde de abertura (18h30), seguido de uma sessão de “Orfeu” (20h), com a presença do curador. Toda a programação é gratuita e os ingressos distribuídos uma hora antes de cada sessão.

 

Carta Branca a Jean-Claude Bernardet
Data: 7 a 10 de dezembro
Local: Cinemateca Brasileira – Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo/SP – Sala Grande Otelo (210 lugares + 04 assentos para cadeirantes) / Sala Oscarito (104 lugares)
Retirada de ingresso 1h antes do início da sessão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.