A história da Scuderie Le Cocq sob a perspectiva do jornalista que a testemunhou

Um repórter policial é a única testemunha ocular da criação do primeiro esquadrão da morte brasileiro: a Scuderie Le Cocq. A premissa, que parece ser a de um roteiro hollywoodiano, descreve acontecimentos reais. E é justamente mesclando recursos ficcionais com a narrativa de um documentário que o filme “Com as Próprias Mãos” traz à tona essa história pouco contada. Dirigido por José Francisco Tapajós, o longa é uma produção inédita e exclusiva do Curta! e estreia na programação do canal e no streaming CurtaOn.

O filme começa com a jovem jornalista Yasmin Santos, que pesquisa sobre as origens das milícias no Rio de Janeiro. Ela fica sabendo que tudo começou em meados dos anos 1960, com a Scuderie Le Cocq. Inicialmente criada para vingar a morte do detetive Milton Le Cocq, ocorrida durante confronto com Manoel Moreira, criminoso conhecido como Cara de Cavalo, a Scuderie logo se tornaria um grupo de extermínio. Yasmin descobre que Luarlindo Ernesto Silva, jornalista que acompanhou de perto os acontecimentos, está vivo e o procura para que lhe conte tudo o que viu.

Em um formato inovador, o fio narrativo se desenvolve através de diálogos que, embora narrem os acontecimentos, têm trejeitos de ficção. A participação do próprio Luarlindo e dos outros depoentes do documentário se dão em conversas casuais, mas com roteiros claramente definidos. Mas, por trás dessa aparente informalidade, o conteúdo é estritamente documental e explora diversas camadas dessa história.

Em um encontro de gerações, Yasmin e Luarlindo vão a Búzios, onde Cara de Cavalo fora assassinado pelos policiais que compunham a Scuderie. Lá, conversam com pessoas que viram o corpo de Cara de Cavalo e que de alguma forma testemunharam a emboscada. A dupla também visita a antiga sede da Scuderie Le Cocq – e a essa altura o espectador fica sabendo mais sobre a fundação e a composição do grupo, e ainda reflete sobre os esquadrões da morte do passado e os do presente.

“Com as Próprias Mãos” é uma produção da Pacto Audiovisual viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Após a estreia no canal, o filme chega ao CurtaOn – Clube de Documentários, streaming disponível no Prime Video Channels – da Amazon –, na Claro TV + e no site oficial da plataforma. A estreia é no dia temático Sextas da História e da Sociedade, 8 de dezembro, às 21h15.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.