Programa Brasil de Todas as Telas divulga investimentos em novos projetos para cinema e TV

A ANCINE e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) divulgaram uma nova lista de projetos para o cinema e a televisão que receberão investimentos do Programa Brasil de Todas as Telas. São 16 projetos no total: nove longas-metragens para as salas de cinema, sendo seis de ficção, dois documentários e uma animação; e dois telefilmes, quatro séries documentais e uma série de ficção para veiculação na televisão por assinatura, que receberão um total de R$ 16,1 milhões, em recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

Pela Chamada Pública PRODECINE 02/2013, na qual as distribuidoras apresentam projetos de produção de longas-metragens, foram cinco os contemplados: os documentários “Proibido Nascer no Paraíso”, de Joana Nin, apresentado pela Boulevard Filmes, e “Jair Rodrigues – Deixa que Digam”, de Rubens Rewald, apresentado pela Elo Company; e os filmes de ficção “Albatroz”, de Daniel Augusto, apresentado pela Paris Filmes, “Montanha Russa (Molambo)”, de Vinicius Reis, apresentado pela Pandora Filmes, e “Argelino por Acaso”, de Karim Aïnouz, apresentado pela Gullane Entretenimento.

Três longas-metragens foram selecionados pela Chamada Pública PRODECINE 03/2013 e receberão recursos para a fase de comercialização da obra. Foram contemplados dois filmes de ficção (“Antes o Tempo Não Acabava”, de Sérgio Andrade e Fábio Baldo, e “A Cidade onde Envelheço”, de Marília Rocha) e um de animação (“Bruxarias”, de Virginia Curia).

Já a Chamada Pública PRODECINE 04/2013, que investe na complementação de recursos, selecionou o projeto “O Beijo”, com direção de Murilo Benício.

A operação também contemplou sete projetos destinados às grades de programação das TVs por assinatura. Pela Chamada Pública PRODAV 01/2013, foram contemplados três projetos documentais com a primeira exibição prevista para o canal CineBrasilTV: as séries “Brasil do Povo”, de Ugo Giorgeti, e “Marcadas para Morrer”, de Belisário Franca, e o telefilme “A Idade da Água”, de Orlando Senna.

Outros dois projetos de teor documental estarão na programação do Canal Curta!: a série “Balanço Black”, de Flavio Frederico, e o telefilme “Em Busca de Carlos Zéfiro”, de Silvio Tendler. Com estreia prevista para o canal Prime Box Brazil, a série “Retratos do Cárcere”, de Tatiana Sager, também figura entre os contemplados. Completa a lista de investimentos em conteúdo para TV, a série de ficção “Toda Forma de Amor”, de Bruno Barreto, para o Canal Brasil.

Confira abaixo as fichas técnicas dos projetos contemplados:

PRODAV 01/2013

“Brasil do Povo” – Série documental
Produtora: SP Filmes de São Paulo (SP)
Programadora: CineBrasilTV
Direção e Roteiro: Ugo Giorgeti
Valor investido pelo FSA: R$ 705 mil
Sinopse: Série de dez episódios de 26 minutos cada, apresentando e descrevendo o trabalho de dez diferentes artistas populares brasileiros, todos retratados em seus ambientes típicos, em suas cidades, bairros , residências e locais de trabalho.

“A Idade da Água” – Telefilme documental
Produtora: HL Produtora de Filmes (RJ)
Programadora: CinebrasilTV
Direção e Roteiro: Orlando Senna
Valor investido pelo FSA: R$ 600 mil
Sinopse: A Amazônia. Importância estratégica. Questão ambiental. Reservas indígenas. Presença de grupos econômicos multinacionais. Propostas de ocupação internacional da região: desde Herman Khan, em 1960 (transformar a floresta em um lago), às teorias de “soberania relativa” (Mitterand), “propriedade universal” (Al Gore), “bem público mundial” (Pascal Lamy, OMC), “privatização” (David Miliband, Inglaterra) e “intervenção militar direta” (John Major, Inglaterra). A resposta dos 8 países amazônicos. A questão universal da água, a possibilidade de uma Guerra Mundial da Água.

“Retratos do Cárcere” – Série Documental
Produtora: Panda Filmes (RS)
Programadora: Prime Box Brazil
Direção: Tatiana Sager
Roteiro: Renato Dornelles
Valor investido pelo FSA: R$ 711 mil
Sinopse: As deficiências do sistema penitenciário brasileiro e seus reflexos na criminalidade organizada e na própria sociedade são os temas desta série documental, com 13 episódios. O ponto de partida é o Presídio Central de Porto Alegre, maior presídio do Brasil, considerado o pior do país pela CPI do Sistema Carcerário da Câmara dos Deputados, em 2008, e alvo de duas representações à Organização dos Estados Americanos (OEA), com denúncias de violações de direitos humanos.

“Marcadas para Morrer” – Série documental
Produtora: Giros Projetos Audiovisuais (RJ)
Programadora: CineBrasilTV
Direção: Belisário Franca
Roteiro: Bianca Karol Moraes Lenti e Ismael Soares Machado
Valor investido pelo FSA:  R$ 721 mil
Sinopse: Série documental de cinco episódios que aborda o cotidiano de mulheres da Amazônia ameaçadas de morte em consequência do ativismo em causas de conflitos agrários. São mulheres camponesas à frente de sindicatos, associações, reservas extrativistas e comunidades sob constante ameaça da pistolagem desencadeada por grileiros e latifundiários da região.

“Em Busca de Carlos Zéfiro” – Telefilme documentário
Produtora: Caliban Produções Cinematográficas (RJ)
Programadora: Canal Curta!
Direção e Roteiro: Sílvio Tendler
Valor investido pelo FSA:  R$ 500 mil
Sinopse: Documentário sobre a  moral e os costumes da juventude nos anos 50 e 60 do século passado, que tem como ponto de partida a obra de Carlos Zéfiro, autor e desenhista de quadrinhos famosos, que circulavam por baixo dos panos.

“Toda Forma de Amor” – Série de ficção
Produtora: Caravela Filmes (RJ)
Programadora: Canal Brasil
Direção: Bruno Barreto
Roteiro: Marcelo Pedreira
Valor investido pelo FSA: R$ 3,99 milhões
Sinopse: A partir de um grupo de terapia liderado por uma psicóloga, a série acompanha a vida de pessoas que vivem relacionamentos amorosos que fogem ao esquema do casal heterossexual típico.

“Balanço Black” – Série documental
Produtora: Kinoscópio Cinematográfica e Comércio (SP)
Programadora: Canal Curta!
Direção e Roteiro: Flávio Frederico
Valor investido pelo FSA: R$ 630 mil
Sinopse: Retrato profundo da “black music” brasileira, desde seu surgimento no final dos anos sessenta até os dias de hoje. Ao longo da série serão retratados os cantores, as bandas, os dj’s, os bailes, o comportamento, culminando com seus desdobramentos atuais: o funk carioca, o hip hop, o samba rock.

PRODECINE 02/2013

“Albatroz” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Loma Filmes (SP)
Distribuidora: Paris Filmes
Direção: Daniel Augusto
Roteiro: Braulio Mantovani
Valor investido pelo FSA: R$ 3 milhões
Sinopse: Uma aventura extraconjugal transforma a vida do fotógrafo Simão Alcóbar. Em uma viagem com a amante a Jerusalém, ele registra um atentado terrorista frustrado, que termina em linchamento. Ao mesmo tempo em que se torna mundialmente conhecido, Simão passa a ser alvo de uma ácida polêmica sobre a ética de seu trabalho. Em crise com a profissão e o casamento, o fotógrafo é seduzido por uma ex-namorada a ser voluntário em um audacioso experimento neurológico: fotografar os próprios sonhos.

“Montanha Russa (Molambo)” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Tacacá Filmes (RJ)
Distribuidora: Pandora Filmes
Direção: Vinicius Reis
Roteiro: Vinicius Reis e Felipe Gamarano Barbosa
Valor investido pelo FSA:  R$ 2 milhões
Sinopse: 1997, Rio de Janeiro. Kleber é gerente de uma empresa que passa por um duro processo de reestruturação. Após demitir toda sua equipe, Kleber sofre pressão para antecipar a aposentadoria. Ele resiste, pois aos 52 anos, se considera jovem para deixar de trabalhar. 1999. Kleber, aposentado, vive tranquilamente em uma cidade do interior. Porém, um fato inesperado fará Kleber retornar, às pressas, para o Rio.

“Proibido Nascer no Paraíso” – Longa-metragem documentário
Produtora: Sambaqui Cultural Cine Vídeo (PR)
Distribuidora: Boulevard Filmes
Direção e Roteiro: Joana Nin
Valor investido pelo FSA: R$ 500 mil
Sinopse: Fernando de Noronha é um berçário natural de várias espécies animais como tartarugas marinhas e golfinhos rotadores, mas não recebe bem o nascimento de seres humanos. A calmaria da ilha esconde um drama feminino que já se estende por mais de uma década e se repete pelo menos 50 vezes por ano. Todas as grávidas são conduzidas para fora da ilha aos sete meses para terem seus bebês no continente – queiram ou não, elas acabam partindo. Em mais de dez anos apenas uma criança nasceu em Noronha. O que aconteceu com a mãe depois do parto inibe outras tentativas de resistência.

“Argelino por Acaso” – Longa-metragem de ficção
Produtora: Videofilmes Produções Artísticas (RJ)
Distribuidora: Gullane Entretenimento
Direção e Roteiro: Karim Aïnouz
Valor investido pelo FSA: R$ 1 milhão
Sinopse: Em 1960, Iracema deixa Fortaleza para fazer um doutorado em bioquímica no Colorado. Majid precisa sair da Argélia às pressas para escapar da guerra, e resolve continuar seus estudos de engenheiro também no Colorado. O encontro fortuito desta mulher brasileira e deste homem argelino cabila é o ponto de partida da vida do diretor e deste filme.

“Jair Rodrigues – Deixa que Digam” – Longa-metragem documentário
Produtora: Confeitaria de Cinema Comunicações (SP)
Distribuidora: Elo Company
Direção: Rubens Rewald
Roteiro: Rubens Rewald e Rodolfo Moreno
Valor investido pelo FSA: R$ 500 mil
Sinopse: O documentário vai contar a história de Jair Rodrigues, um dos mais importantes cantores da música popular brasileira. Do samba à MPB, passando pelo rap e pelo sertanejo, ele foi um dos mais versáteis intérpretes brasileiros, e deixou uma obra vasta, marcada por uma série de sucessos. O filme pretende mapear a trajetória do artista, destacando a sua alegria e irreverência, que contagiaram platéias e influenciaram gerações posteriores de artistas.

PRODECINE 03/2013

“Antes o Tempo Não Acabava” – Longa-metragem de ficção
Proponente: Sérgio J. de Andrade (AM)
Distribuidora: Livres Distribuidora de Audiovisual
Direção: Sérgio Andrade e Fábio Baldo
Roteiro: Sérgio Andrade
Valor investido pelo FSA: R$ 200 mil
Sinopse: Anderson é um jovem indígena em conflito com os líderes de sua comunidade, localizada na periferia de Manaus. Ali, as tradições mantidas por seu povo parecem anacrônicas em relação à vida contemporânea que ele leva. Em busca de autoafirmação,  Anderson abandona a comunidade para viver sozinho no centro da cidade, onde experimenta novos sentimentos e enfrenta outros desafios. No entanto, o Velho Pajé planeja  trazê-lo de volta para mais um ritual.

“A Cidade onde Envelheço” – Longa-metragem de ficção
Proponente: Anavilhana Filmes (MG)
Distribuidora: Vitrine Filmes
Direção: Marília Rocha
Roteiro: Marília Rocha, João Dumans e Thais Fuginaga
Valor investido pelo FSA: R$ 200 mil
Sinopse: Francisca é uma jovem portuguesa que mora há um ano no Brasil. Ela recebe Teresa, uma antiga conhecida com quem já tinha perdido contato. Enquanto Teresa vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país onde deseja se instalar, Francisca deseja voltar à Lisboa. O filme acompanha as aventuras de cada uma pela cidade e a profunda amizade que nasce entre elas, obrigando-as a lidar com desejos simultâneos e opostos: a vontade de partir para um país desconhecido e a saudade irremediável de casa.

“Bruxarias” – Longa-metragem de animação
Proponente: Otto Desenhos Animados (RS)
Distribuidora: Vitrine Filmes
Direção e Roteiro: Virginia Curia
Valor investido pelo FSA: R$ 200 mil
Sinopse: Bruxarias é uma história voltada para o público infantil, sobre uma menina de dez anos que vive uma aventura para salvar a avó e os segredos de sua família. Trabalhando com a mística das bruxas e a preparação de poções mágicas, o filme estimula a discussão sobre temas como natureza, folclore, imaginário popular, relações familiares/geracionais e tecnologia. Coprodução com a Espanha.

PRODECINE 04/2013

“O Beijo” – Longa-metragem de ficção
Proponente: República Pureza Filmes (RJ)
Distribuidora: Ludwig Maia Arthouse
Direção e Roteiro: Murilo Benício
Valor investido pelo FSA: R$ 700 mil
Sinopse: Adaptação ousada de “O Beijo no Asfalto”, de Nelson Rodrigues, em preto e branco, mesclando cinema e teatro. O filme narra a história de Arandir, um homem que, num gesto banal, atende ao pedido de um beijo na boca feito por um sujeito prestes a morrer e que acabara de ser atropelado na Avenida Presidentes Vargas. O ato é testemunhado por Amado, um repórter sensacionalista que passa a explorar o beijo entre dois homens para vender jornal, além de incitar a polícia a investigar uma suposta ligação entre Arandir e o morto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.