Djanho!, festival de cinema fantástico de Curitiba, tem inscrições abertas

Conhecida por celebrar o cinema fantástico em suas mais diversas formas, a mostra Djanho! está com inscrições abertas para o envio de filmes até o dia 22 de julho. O evento ocorre anualmente no fim de outubro, em diversos espaços de Curitiba, e a programação inclui a exibição de curtas e longas-metragens nacionais e internacionais, além de bate-papos e oficinas.

As inscrições podem ser realizadas pela plataforma FilmFreeway. Desde 2023, estudantes universitários também podem enviar suas produções na categoria “Pupilos do Djanho!”.

Com o nome oficial de “Djanho! É a Mostra Internacional e Interbairros de Cinema Fantástico de Curitiba, piá”, o evento é o maior do gênero no Paraná e o segundo maior do sul do Brasil, atrás apenas do Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre (Fantaspoa). A organização é da Companhia Vigor Mortis e a direção geral é do cineasta Paulo Biscaia Filho.

Este ano, uma das novidades do evento, é uma programação especial em celebração aos 40 anos do clássico “Gremlins” (1984), de Joe Dante. Além disso, também terão sessões para homenagear o cineasta Roger Corman, um dos maiores nomes do gênero de horror, que morreu em maio deste ano.

Criada em 2013, a Djanho! era antes conhecida como Grotesc-O-Vision e foi, por várias edições, realizada em paralelo com a Zombie Walk Curitiba. Aos poucos, o evento cresceu e se tornou independente. A maturidade plena chegou em sua quinta edição, em 2022, quando foi rebatizado.

“Djanho” é uma gíria curitibana que denota alguma coisa demoníaca ou infernal. “Piá do Djanho”, por exemplo, significa “garoto do demônio”. O termo tem origem em Portugal com a expressão dianho, que, por sua vez, parece descender de Janus, a entidade de duas faces da mitologia romana.

Em 2023, o festival exibiu 52 filmes em sua programação. As sessões ocorreram no Cine Passeio, na Sede Boqueirão da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.