Giros Filmes estreia série sobre sustentabilidade na Amazônia no Canal Futura e na Globoplay

Como as comunidades amazônidas, as organizações ambientais e os pesquisadores brasileiros vêm encontrando soluções para proteger a floresta? É com esta pergunta que a Giros Filmes partiu para realizar a série documental “Amazônia Novas Histórias”, trazendo casos atuais de resistência frente à emergência climática e provocando o debate e a reflexão sobre a urgência ambiental. Os episódios se inspiram no documentário “Amazônia Eterna”, de Belisário Franca (“Menino 23”, “Soldados do Araguaia”), lançado em 2012.

A série apresenta entrevistas com diversos personagens de nove instituições que atuam diretamente na floresta interagindo com o bioma, como indígenas, ribeirinhos, líderes comunitários, ativistas e pesquisadores científicos. Como protagonista está a Floresta Amazônica e a comprovação, pelos relatos concedidos, de que a sua preservação confere um retorno financeiro, ambiental e social virtuoso para a sociedade. Em cada um dos 10 episódios da série, observamos formas de aproveitar de maneira sustentável os recursos que a Amazônia oferece, gerando renda para que as comunidades amazônidas possam viver da floresta. Participam da série especialistas renomados como Sérgio Besserman Vianna (presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro), Ricardo Abramovay (acadêmico e pesquisador da Universidade de São Paulo), Carlos Afonso Nobre (climatologista e cientista brasileiro), Tereza Cristina Souza de Oliveira (professora da UFAM e coordenadora do Laboratório de Análise de Água e Qualidade Ambiental – LAQUA), Alfredo Homma (agrônomo e pesquisador da Embrapa), entre outros.

As histórias são interligadas pela floresta, pensando a Amazônia e a bioeconomia tendo a floresta em pé. Todos os episódios orbitam a importância dos povos amazônidas de ter qualidade de vida para estarem lá protegendo o ambiente nativo.

A estrutura dos episódios conta sempre com a participação de uma instituição, um representante das comunidades locais e um especialista para dar o arcabouço teórico. O resultado é um documento mais expositivo e reflexivo, e menos provocativo.

No total, a produção envolveu cerca de 20 profissionais. Do conceito até o lançamento, foram dois anos de produção, que é assinada pela Giros, de sociedade de Belisario Franca, Mauricio Magalhães e Bianca Lenti.

Quando vai ao ar

“Amazônia Novas Histórias” tem estreia em 4 de setembro, às 21h, no Canal Futura, com episódios semanais, sempre às quartas-feiras, no mesmo horário, e reprises ao longo da semana. Os episódios também serão exibidos pelo Globoplay, de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.