Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano divulgam os concorrentes em 10 categorias
Em cerimônia realizada hoje, 27 de maio, em Los Angeles, foram anunciados os indicados para o II Prêmios Platino do Cinema Ibero-Americano. Os brasileiros estão presentes em três categorias: Melhor Atriz (Leandra em O Lobo Atrás da Porta), Melhor Animação (Até que a Sbórnia nos Separe e O Menino e o Mundo), e Melhor Documentário (O Sal da Terra).
A II Gala dos Prêmios PLATINO acontecerá no dia 18 de julho, em Marbella, na Espanha, com transmissão para vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, a cerimônia será transmitida pelo Canal Brasil. A premiação teve sua primeira edição em 2014, na Cidade do Panamá, e nasceu com o objetivo de consolidar-se como um importante evento de promoção da cinematografia ibero-americana e instrumento de fomento internacional à produção de 22 países.
Criados pela associação espanhola EGEDA (Entidad de Gestion de Derechos de Produtores Audiovisuales) e pela FPICA (Federacion Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales), os Prêmios Platino do Cinema Ibero-americano são concedidos em 10 categorias: Filme Ibero-americano de Ficção, Direção, Interpretação Masculina e Feminina, Música Original, Animação, Documentário, Roteiro e uma categoria especial – Obra Prima de Ficção Ibero-americana. Em 2015, haverá quatro novas categorias: Melhor Montagem, Direção de Arte, Fotografia e Som. Entre os jurados, há dois brasileiros: o jornalista Luiz Zanin, do Estado de São Paulo, e a professora Ilda Santiago, uma das fundadoras do grupo Estação.
O Canal Brasil vai transmitir, pelo segundo ano consecutivo, a Gala dos Prêmios Platino de Cinema Ibero-Americano, a partir das 23h30 (horário de Brasília) do dia 18 de julho – pela televisão e também pelo site www.canalbrasil.com.br. A equipe conta com a apresentadora Simone Zuccolotto e os comentários do jornalista Roger Lerina, a tradução simultânea de Clarisse Campelo e a direção de Darcy Burger.