De 5 a 10 de novembro, a Casa Firjan, em Botafogo, vai abrigar a edição 2018 do RioMarket, área do Festival do Rio dedicada ao mercado audiovisual. Diretores, produtores, criadores, técnicos e outros profissionais da indústria debaterão temas como: inovação, algorítimos e data science, realidade virtual, blockchain, VOD, influencers, branded content, modelos e oportunidades de negócios, cases de sucesso, financiamento, coproduções internacionais, entre outros. A programação conta com uma série de workshops, palestras, seminários, debates e rodadas de negócios com alguns dos profissionais mais renomados do setor. As inscrições para o evento podem ser feitas no site www.riomarket.com.br.

O RioMarket tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual, promovendo a troca de conhecimentos, proporcionando novas oportunidades de negócios e capacitação para profissionais do mercado. As discussões abrangem os nichos de cinema, televisão e séries, publicidade, games e influenciadores digitais. Além da programação paga, o evento conta também com uma série de atividades gratuitas.

Seminários discutirão o panorama atual e o futuro do mercado

Temas atuais e diversos sobre o momento do mercado serão debatidos nos Seminários (Rio Seminars). Executivos das principais distribuidoras e exibidores estarão presentes fazendo juntos uma profunda avaliação do setor em 2018, apresentando suas perspectivas para 2019 e propondo soluções. Nos painéis sobre Cinema, serão tratados assuntos como modelos de financiamento do desenvolvimento à comercialização, coprodução internacional, ocupação das salas, capacitação, entre outros. O nicho das séries também contará com painéis que discutirão a realidade do cenário atual e as tendências do mercado. Estratégias de lançamento, modelos de negócios de séries de ficção e não-ficção, transmídia e branded content serão explorados à luz de cases de sucesso apresentados por profissionais de todas as áreas envolvidas.

A Realidade Virtual volta à pauta do RioMarket em 2018 sob a ótica de criadores, produtores e distribuidores, que vão abordar a tecnologia e as particularidades do segmento. A utilização de influenciadores digitais em projetos audiovisuais também será um assunto bastante explorado, através da apresentação de cases. O esporte como conteúdo, o futuro do conteúdo infantil, filmes de animação e de gênero, mulheres no audiovisual e um recorte sobre a produção audiovisual do Canadá e a parceria com o Brasil completam a programação dos seminários.

Alguns painéis em destaque são: “Mas afinal, o que é Blockchain?”, em que Thiago Catarino, da Singular TV, empresa parceira no novo filme de David Lynch, e Pedro Barbosa, do Consórcio de empresas Blockchain, conversam sobre a tecnologia e suas aplicações no audiovisual e em outros segmentos; “Tendências e Insights”, com o publicitário Jairo Soares, responsável pela criação do projeto de inteligência artificial BIA, fala sobre maneiras de adicionar relevância ao conteúdo, enquanto o criativo Fabio Seidl, vencedor da primeira edição do Influencer of The Year em Londres, fala sobre a nova indústria criativa e sobre o fim de uma era e um novo momento para marcas e o entretenimento. O produtor, diretor e criador Halder Gomes fala sobre o case Cine Holyúdi, sucesso com DNA regional e alcance global; Paulo Pereira, diretor comercial e de marketing da rede Cinépolis falará sobre a nova cultura de aplicação de estratégias com base em Big Data, Inteligência Artificial, Machine Learning e algoritmos desenvolvidos para aumentar os resultados.

Encontros Think Tank e Round Tables – Em busca de soluções para maximizar lançamentos

Grande novidade da edição 2018, a série de encontros Think Tank, organizados no âmbito das Round Tables, terá como objetivo discutir soluções para maximizar lançamentos e reverter a baixa ocupação das salas de cinema. Representantes dos departamentos de marketing e de programação de distribuidoras e exibidores estarão reunidos para debater o assunto e encontrar soluções em uma ação colaborativa e inédita. Um segundo encontro entre executivos das distribuidoras e das mídias tratará de “Soluções para maximizar os lançamentos através de mídias parceiras”.

Entre as tradicionais Round Tables, o evento discutirá estratégias de marketing digital, trilha sonora, oportunidades de geração de receita no sistema de janelas do VOD e combate a pirataria. Fabio Lima, da Sofá Digital, apresentará em detalhes as possibilidades e oportunidades de geração de receita no sistema de janelas do VOD em “O sistema de janelas no VOD / Oportunidades de receita”. “Combatendo a pirataria” e “Product Placement, o branded que viaja por todas as janelas” completam a programação dos encontros.

Ícones do mercado brasileiro ministram workshops e masterclasses

Com foco no desenvolvimento dos profissionais do audiovisual, os Workshops e Masterclasses ocupam espaço de destaque no RioMarket. O autor Carlos Lombardi ministrará o Workshop de Roteiro, o diretor Hsu Chien estará à frente do Workshop de Assistência de Direção e a compositora Vivian Aguiar Buff dividirá seus conhecimentos no Workshop de Composição original para filmes e séries. A roteirista Sonia Rodrigues, autora do livro “Como escrever séries”, ministrará uma masterclass sobre o potencial da literatura brasileira como base para criação de séries internacionais.

Como de costume, representantes dos principais players e distribuidoras estarão disponíveis nas Rodadas de Negócios e Encontros pré-agendados.

Inscrições e programação completa no site www.riomarket.com.br.

Relacionados

Compartilhe

(1) Reader Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>