Raízes da cultura chinesa

Xangai, tempos atuais. Na nova, próspera e capitalista China, Nina é uma jovem e bem sucedida executiva, prestes a se mudar para Nova York. Mas um acidente com Sophia, sua melhor amiga, faz com que ela mude de planos, e decida permanecer na China, até a amiga sair do coma. Nina começa, então, a ler os originais de um livro que Sophia secretamente havia escrito sobre o século 19. E percebe que as protagonistas ficcionais do livro têm muito a ver com a vida real das amigas.

Baseado no romance de Lisa Lee, o filme é narrado em dois tempos: o atual e o antigo, que surge através da leitura do livro de Sophia. Modernidade e tradição se alternam e se fundem em caprichados flashbacks, contrapondo hábitos e costumes. É sobre esta dicotomia que se apoia o filme, dissecando uma China dividida entre tradições profundamente enraizadas e uma necessidade eufórica de modernidade consumista.

O diretor Wayne Wang ganhou ampla repercussão internacional nos anos 90, quando foi aclamado por seus filmes com sabor de cinema americano independente, principalmente, “Sem Fôlego” e “Cortina de Fumaça”. Agora, em “Flor da Neve e o Leque Secreto”, Wang mostra uma sintonia maior com outro de seus trabalhos anteriores, “O Clube da Felicidade e da Sorte”, que na época dividiu opiniões e foi considerado sentimental demais. Na verdade, este seu novo trabalho não esconde uma tocada que pende muito mais para o melodramático e flerta com o novelesco, mas sem perder o sensível viés da cultura oriental, além de abrir espaço para a discussão de temas fascinantes. Entre eles, a questão das “laotong”, antiga tradição que une “para sempre” duas meninas de famílias diferentes, impondo a elas um laço eterno, como se fossem irmãs. Uma espécie de compensação feminina para a sina das mulheres que não têm o direito de escolher seus próprios maridos, devendo obrigatoriamente se submeter a casamentos por conveniência.

“Flor da Neve e o Leque Secreto” aborda também a terrível questão cultural de se atrofiar os pés das meninas desde crianças, pois apenas mulheres de pés “perfeitos”, na antiga China, conseguiam arrumar um bom casamento. Machismo, fidelidade, amizade, traições e preconceitos também têm espaço no filme de Wayne, que pode ter perdido um pouco a mão do grande cineasta que foi, mas que ainda consegue brindar o público com uma história digna e sensível.
“Flor da Neve e o Leque Secreto” tem ainda participação especial de Hugh Jackman.

Flor da Neve e o Leque Secreto | Snow Flower and the Secret Fan
(China/120 min./2011)
Direção: Wayne Wang
Elenco: Bingbing Li, Gianna Jun, Vivian Wu, Hugh Jackman, Archie Kao e Wu Jiang
Distribuição: Paris Filmes

 

Por Celso Sabadin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.