“O Hobbit e a Filosofia” e “A Guerra dos Tronos e a Filosofia”

A Editora Best Seller lança “O Hobbit e a Filosofia”, junto com o lançamento internacional do filme, e “A Guerra dos Tronos e a Filosofia”, primeiros títulos da nova coleção Cultura Pop. A serie Philosophy and Popular Culture já faz sucesso no exterior e, pela primeira vez no Brasil, é editada em formato de coleção. Os livros trazem reflexões sobre as culturas populares, a partir das ideias e conceitos filosóficos de grandes pensadores. São discutidas obras da literatura, do cinema, dos quadrinhos e da TV. A leitura é acessível ao público em geral.

Em O Hobbit e a Filosofia os leitores poderão entender – com a ajuda de um grupo de professores e pensadores modernos — o impacto filosófico de O Hobbit e O Senhor dos Anéis na sociedade e cultura contemporânea. Com a ajuda de nomes como Platão, Nietzsche, Santo Agostinho e até mesmo Buda, o livro percorre a Terra-média e descobre por que a possessividade em relação a um objeto (como um anel mágico, por exemplo) pode ser tão destrutiva.

Ao analisar filosoficamente o prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e a Filosofia pretende esclarecer as atitudes morais e questões éticas que percorrem os personagens do primeiro grande sucesso de ficção de J. R. R. Tolkien.

O Hobbit conta a história de um grupo de 13 anões, um mago e um hobbit para recuperar o tesouro roubado por um dragão e a terra de origem dos anões. Os hobbits são conhecidos por serem um povo preguiçoso e com um profundo amor pela comida, pela bebida e pelo conforto. Porém, ao longo da saga, Bilbo Bolseiro se transforma, cresce em determinação, autoestima e coragem.

Já em A Guerra dos Tronos e a Filosofia, repleta de personagens realistas com diversas falhas morais, guerras pelo poder e uma ameaça climática que pode destruir o mundo, As crônicas de gelo e fogo — e o subsequente seriado Game of Thrones — é analisada do ponto de vista filosófico e tenta responder algumas das muitas perguntas que surgem ao se deparar com a obra de George R. R. Martin.

O que diriam Hobbes, Maquiavel, Platão, Descartes e outros grandes pensadores sobre os esforços de um nobre do Norte que coloca a honra acima de tudo, uma adolescente que quer recuperar o trono e as terras que lhe são de direito ou um anão deformado e genial que usa toda sua inteligência para permanecer no Jogo dos Tronos e ganhar a aprovação do pai?

Com reflexões sobre a moralidade e a honra, a ética do poder, o verdadeiro papel de um tirano e os motivos que tornam um conflito armado justo ou injusto, A Guerra dos Tronos e a Filosofia procura dar um entendimento melhor sobre a rica obra de George R. R. Martin. Seja em Westeros, do outro lado do Mar Estreito ou para lá da Muralha, os personagens e suas ações são analisados por um respeitado grupo de filósofos, que encontram paralelos em obras clássicas e modernas da filosofia para explicar o jogo dos tronos.

O Hobbit e a Filosofia
Autor: William Irwin (editor da série)
Tradução: Joana Faro
Editora: Record / Best Seller
Páginas: 266
Preço: R$ 29,90

A Guerra dos Tronos e a Filosofia
Autor: William Irwin (editor da série)
Tradução: Patrícia Azeredo
Editora: Record / Best Seller
Páginas: 294
Preço: R$ 29,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.