Governo gaúcho participa do Festival de Cinema de Havana
Comitiva do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e cineastas estão em Cuba para o 34º Festival de Havana – Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano. O objetivo da viagem é firmar intercâmbios, difundir a produção cinematográfica gaúcha e realizar uma série de reuniões.
Uma das ações importantes deste intercâmbio foi quando o governo gaúcho, em parceria com o Festival de Cinema de Gramado, trouxe ao Rio Grande do Sul Zita Morriña, uma das diretoras do Festival de Havana. Na ocasião, ela efetivou o convite para que curtas-metragens gaúchos recebessem uma Mostra Especial dentro da programação do Festival de Havana. A mostra que apresentará os curtas gaúchos em Havana acontece no próximo sábado (8/12).
Ricardo Rabeno, assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, e Luiz Alberto Cassol, diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), coordenam a comitiva e realizarão encontros na Escola Internacional de Cinema e Televisão Santo Antônio de Los Baños e na Embaixada Brasileira em Cuba. Completam a delegação gaúcha os cineastas Guilherme Figueiró Petry, representando o filme Elefante na sala; Vicente Moreno, do filme Casa afogada, Bruno Carboni Dodecke, da produção Garry, Bruno Polidoro , de Fez a barba e o choro, Eduardo Wannmacher, de 24 horas com Carolina, e Abel Roland, da produção, Lobos.