Memória e saudade

“Eu Nunca Deveria Ter Voltado” é um filme sobre o afeto em torno da fotografia, quando situada na intimidade da perda. Fotos antigas de seus parentes já mortos liga Dirceu profundamente a um lugar, para onde ele decide voltar. Em meio a paisagens fabulosas, que se estendem entre ele e o infinito, vê cômodos de sua casa da infância espalhados, e nestes, seus parentes ressuscitados.

O curta-metragem, premiado no Festival de Brasília com os troféus de melhor diretor, melhor ator para o paraibano Everaldo Pontes e melhor trilha sonora, foi rodado no feriado de Páscoa, em abril de 2011, nos arredores da Universidade Federal Rural do Rio, em Seropédica. Lugar dessas paisagens fabulosas, onde o diretor Eduardo Morotó, junto aos amigos Marcelo Martins Santiago e Renan Brandão, encontrou o cenário ideal para transpassar, pela fotografia lúdica e melancólica, a essência do filme. O diretor foi inspirado em textos de Barthes, no filme “Mãe e Filho” do Sokurov, e na própria experiência da perda, a morte do pai, para falar sobre memória e saudade.

O roteiro do filme foi o vencedor da Oficina do Projeto Sal Grosso, em 2010, do Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que seleciona projetos de estudantes de cinema. Na época, Eduardo Morotó estava na faculdade de cinema, onde realizou como conclusão de curso o curta “Mar Exílio”, que lhe rendeu o Prêmio Revelação do Festival de Curtas de São Paulo, em 2010. Com os recursos deste prêmio, o diretor filmou seu curta mais premiado, “Quando Morremos à Noite” (2011), melhor filme da última Mostra de Cinema de Tiradentes. O primeiro trabalho foi em 2006, para o projeto Revelando os Brasiis, com o curta “Agreste Adentro”. E já tem um novo filme pronto, que acabou de rodar, “Todos esses Dias em que Sou Estrangeiro”, sobre um garoto nordestino que vem para o Rio de Janeiro trabalhar numa churrascaria de beira de estrada, onde o irmão mais velho já trabalha, e não consegue se acostumar com esse novo mundo. “É um filme mais violento e trágico”, define o promissor diretor pernambucano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.