“Fitzcarraldo” de volta às telas

Filmes que marcaram a história do cinema e que são fundamentais para todos os cinéfilos estão no projeto Clássica, realizado pela produtora Zeta Filmes e pela distribuidora FJ Cines, que levam cópias restauradas em digital (DCP) dos clássicos do cinema internacional ao circuito comercial do país.

Em 12 de maio, “Fitzcarraldo”, de Werner Herzog, sétimo lançamento do projeto, será lançado nos cinemas do circuito Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo.

No filme, Brian Fitzgerald sonha alto e busca concretizar seus sonhos na pequena cidade de Iquitos, na Amazônia Peruana, em meio à corrida da borracha. O fã de óperas e de Enrico Caruso, Fitzcarraldo, como é chamado pelos peruanos, decide desbravar uma nova rota de extração de borracha nos rios amazônicos, mas para chegar a seu destino precisa de um grande feito: transportar um enorme barco à vapor por terra, em uma região montanhosa da floresta.

Werner Herzog comandou o set de filmagens de “Fitzcarraldo” de maneira obsessiva e ambiciosa, e seus conflitos com o ator Klaus Kinski permanecem de maneira icônica na história da sétima arte. Por este filme, Herzog recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1982, e também foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro no Globo de Ouro de 1983. O elenco de “Fitzcarraldo” conta com atores brasileiros, como José Lewgoy, Grande Otelo e Milton Nascimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.