Festival apresenta filmes de três cultuados cineastas turcos

Realizado pelo SESC São Paulo, o festival Istambul Agora 2013 traz em sua programação uma mostra especial de filmes de três cultuados diretores turcos contemporâneos: Nuri Bilge Ceylan, Fatih Akin e Semih Kaplanoglu. A mostra acontece entre os dias 17 e 23 de maio no CineSESC.

A seleção dos longas-metragens contempla as obras mais expressivas da carreira de cada um dos diretores, com filmes que ganharam prêmios em diversos festivais pelo mundo. O grande destaque fica por conta do lançamento no Brasil de “Era uma Vez em Anatólia”, de Ceylan, que levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2011 e foi exibido na 35ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Após a pré-estreia no festival, o filme entra em cartaz no CineSESC em 24 de maio.

Nuri Bilge Ceylan nasceu em Istambul, em 1959, e formou-se em engenharia antes de estudar cinema. Seu primeiro longa, “Kasaba”, foi realizado em 1998. “Distante” (2002) recebeu o prêmio de Melhor Ator e o Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, “Climas” (2006), venceu o Prêmio da Crítica em Cannes, e “Três Macacos” (2008) lhe rendeu o título de Melhor Diretor na 32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Em Era uma Vez em Anatólia, a vida em uma pequena aldeia é semelhante a uma viagem em plena estepe: existe a impressão que algo de novo e diferente vai surgir por trás de cada colina, mas vemos sempre as mesmas estradas monótonas, estreitas, que desaparecem para depois continuar. Na cidade turca de Keskin, uma caravana – com advogados, coveiros, policiais e um médico legista – segue pelas estepes da Anatólia em busca de um corpo. Kenan, suspeito do homicídio, guia aqueles homens pela região tentando recordar-se do local onde sepultou o corpo. Diz que estava alcoolizado e confuso. Até que, depois de uma longa e exaustiva viagem, encontram o lugar que procuravam. O dia desperta, a vítima é recolhida e autopsiada ao mesmo tempo em que a esposa do falecido chega para reconhecer o corpo. E é então que a causa e o motivo do crime são revelados.

Fatih Akin, turco-alemão, nasceu em 1973, na Alemanha, filho de pais turcos. Estudou cinema em Hamburgo e já em seu primeiro longa, “Kurz und shmerzlos” (1998), foi premiado com o Leopardo de Bronze no Festival de Locarno. “Contra a Parede” (2004) conquistou Urso de Ouro no Festival de Berlim, “Do Outro Lado” (2007), o Melhor Roteiro em Cannes, e “Soul Kitchen” (2009), o Prêmio Especial do Júri em Veneza.

E Semih Kaplanoglu, nascido em 1963, formou-se em cinema e televisão. Trabalhou como roteirista e diretor de TV, realizando em 2001 o seu primeiro longa, “Longe de Casa”, eleito o Melhor Filme no Festival de Cinema de Istambul. “A Queda do Anjo” foi vencedor no Festival des 3 Continents, na França, em 2005. A trilogia “Ovo” (2007), “Leite” (2008) e “Um Doce Olhar” (2010), que revela transformações econômicas e sociais de regiões rurais da Turquia, foi premiada com Urso de Ouro no Festival de Berlim (“Um Doce Olhar”) e na 1ª edição do Estoril Film Festival (“Ovo”).

Istambul Agora 2013, projeto que surgiu no ano passado com a proposta de apresentar a produção artística contemporânea da Turquia, chega agora a sua 2ª edição, sugerindo o intercâmbio entre a efervescência cultural de São Paulo e a complexidade política e histórica de Istambul, a maior cidade turca e a única do mundo construída entre dois continentes, a Ásia e a Europa.

O festival teve abertura no dia 26 de abril com a exposição do artista turco Hüseyin Bahri Alptekin (Ancara, 1957 – Istambul, 2007), no galpão do SESC Pompeia.

A programação completa do festival pode ser conferida no site do SESC.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.