Ancine divulga os selecionados para o Encontros com o Cinema Brasileiro com o Festival de Sundance
O programa Encontros com o Cinema Brasileiro, iniciativa da ANCINE em parceria com o Ministério das Relações Exteriores – MRE, anunciou os doze longas-metragens selecionados para exibição à curadora Shari Frilot, do Festival de Cinema de Sundance. Ela irá assistir sessões exclusivas entre os dias 17 e 19 de setembro, na sala de cinema do Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
Por meio dos teasers e informações fornecidas pelos produtores nas inscrições do programa, a curadora Shari Frilot selecionou os seguintes títulos:
· “Apneia”, de Mauricio Eca (Juba Filmes)
· “Aspirantes”, de Ives Rosenfeld (Crisis Produtivas)
· “Beatriz – Entre a Dor e o Nada”, de Alberto Graça (MPC & Associados)
· “Beira-Mar”, de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon (Avante Filmes)
· “Brasil S/A”, de Marcelo Pedroso (Símio Filmes)
· “Dromedário no Asfalto”, de Gilson Vargas (Pata Negra)
· “Eles Vieram e Roubaram Sua Alma”, de Daniel De Bem (Sofá Verde)
· “O Fim e os Meios”, de Murilo Salles (Cinema Brasil Digital)
· “Um Homem Só”, de Claudia Jouvin (Giros Interativa)
· “Maresia”, de Marcos Guttmann (Solar Filmes e Passaro Films)
· “A Misteriosa Morte de Pérola”, de Guto Parente (Alumbramento e Tardo)
· “Ponte Aérea”, de Julia Rezende (Morena Filmes)
Shari Frilot terá ainda a oportunidade de montar sua própria agenda de reuniões com produtores e realizadores brasileiros durante a sua estadia. Os responsáveis pelos filmes inscritos não selecionados para as sessões podem enviar suas obras em DVD para que sejam entregues à curadora pela equipe do programa.
Esta é a segunda vez que a curadora Shari Frilot participa do Encontros com o Cinema Brasileiro. Ela veio ao Brasil em setembro de 2013, na segunda edição do programa, quando assistiu a onze filmes brasileiros no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. O festival de Cinema de Sundance acontece de 22 de janeiro a 1º de fevereiro de 2015, em Utah, nos Estados Unidos.
Esta é a sétima edição do programa. Desde a primeira edição, em junho de 2013, o programa também trouxe ao Brasil os curadores dos festivais internacionais de cinema de Roma, Havana, Roterdã, Veneza, San Sebastián, Locarno, Berlim, Cannes (Seleção Oficial e Quinzena dos Realizadores), BAFICI (Argentina) e IDFA (Holanda).
Até o final de setembro serão abertas as inscrições para a oitava edição do programa, que trará ao Brasil os curadores dos festivais de Berlim e Roterdã.