Renato Barbieri filma longa com Dira Paes como protagonista
Pureza é um longa-metragem inspirado em fatos reais. O filme narra a história de uma mãe que procura por seu filho desaparecido e encontra uma rede de fazendas praticando o trabalho escravo no interior da Amazônia.
Ela se emprega numa dessas fazendas onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores rurais e o desmatamento florestal, mas consegue escapar e denuncia os fatos às autoridades Federais.
Em 1997, Pureza Lopes Loyola recebeu o “Prêmio Anti-escravidão”, medalha concedida anualmente pela Anti-Slavery International, organização não governamental do Reino Unido, que luta contra o trabalho escravo no mundo.
O longa Pureza, dirigido por Renato Barbieri, está sendo rodado em Marabá, com Dira Paes, que vive a protagonista que dá nome ao filme; Flávio Bauraqui, que interpreta o capataz Narciso; e Matheus Abreu (da minissérie Dois Irmãos) que faz Abel, o filho de Pureza. Mariana Nunes, Claudio Barros e Sergio Sartório completam o elenco.
O roteiro é de Barbieri e de Marcus Ligocki Jr., que também assina a produção executiva ao lado de Affonso Beato e Paulo Morelli. A fotografia é de Felipe Reinheimer.
Pureza é uma produção da Gaya Filmes e Ligocki Entretenimento. A distribuição é da Downtown Filmes.